Disciplina: Inglês 0 Curtidas

Na reflexão bakhtiniana, a noção de gênero textual reporta

Atualizado em 20/08/2024

Na reflexão bakhtiniana, a noção de gênero textual reporta ao funcionamento da língua em práticas comunicativas, reais e concretas, construídas por sujeitos que interagem nas esferas das relações humanas e da comunicação. É, no interior dessas esferas, correspondente às instâncias públicas e privadas do uso da linguagem, que se elaboram os gêneros textuais, para responderem às necessidades interlocutivas dos sujeitos que nelas se inter-relacionam. Dada a diversidade de esferas da atividade e da comunicação humana, as quais refletem a diversidade das (inter e intra) relações sócio-culturais dos grupos sociais, os gêneros textuais são múltiplos, heterogêneos, os quais, se abordados sob um ponto de vista teórico-metodológico, situam-se em um sistema continuum de situações discursivas, em cujas extremidades estariam, de um lado, a conversação espontânea e, de outro, os artigos de vulgarização científica.



Tomando como referência que os gêneros textuais são convenções situadas e contextualizadas socialmente, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:


( ) Os gêneros textuais atendem às necessidades das mídias com o propósito de transmitir uma mensagem através de um texto em variadas práticas comunicativas.
( ) Não existe um número exato de gêneros textuais, porque eles se adaptam às necessidades do conteúdo pretendido.
( ) Os gêneros estão voltados para a finalidade do texto bem como um tipo de texto, como narração e dissertação por exemplo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) F – F – V.
b) F – V – V.
c) V – V – F.
d) V – F – F.
e) V – V – V.


Solução

Alternativa correta: c) V – V – F. De acordo com o gabarito AVA.

Primeira afirmativa (Verdadeira): A afirmação está correta ao dizer que os gêneros textuais atendem às necessidades das mídias e práticas comunicativas. Os gêneros textuais são, de fato, convenções sociais que respondem a diferentes demandas comunicativas em contextos específicos, sejam estes em mídias impressas, digitais ou orais. Esses gêneros se estruturam conforme a finalidade de transmitir uma mensagem de maneira eficaz dentro de uma situação de comunicação.

Segunda afirmativa (Verdadeira): A afirmação é verdadeira ao dizer que não existe um número exato de gêneros textuais. Como os gêneros são adaptáveis e dinâmicos, eles se transformam conforme as necessidades comunicativas de cada contexto social e histórico. Novos gêneros podem surgir e se transformar, dependendo das mudanças nas práticas sociais, culturais e tecnológicas.

Terceira afirmativa (Falsa): A afirmação é falsa porque confunde tipos textuais com gêneros textuais. Tipos textuais, como narração, dissertação e descrição, referem-se a estruturas textuais mais amplas que servem como base para a composição dos textos. Já os gêneros textuais, por outro lado, se referem a formatos comunicativos específicos, como cartas, artigos de opinião ou e-mails, que são moldados pelo contexto social e pelos propósitos comunicativos, e não apenas pela estrutura do texto.

Assuntos: Esferas de comunicação e gêneros textuais, Adaptação e evolução dos gêneros textuais

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora