Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Uma das principais ideias para a compreensão das concepções vygotskian
Uma das principais ideias para a compreensão das concepções vygotskianas é a de mediação, através da qual as funções psicológicas superiores se desenvolvem, distinguindo o homem dos outros animais. Para entender o que é mediação, você deve pensar não numa relação direta entre duas coisas, mas numa relação que tenha um intermediário, ou seja, numa relação mediada por outro elemento. Salgado, Beatriz de Oliveira. Introdução aos estudos linguísticos – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p.115.
A corrente descrita acima é a: Alternativas
a) Gerativista
b) Estruturalista
c) Positivista
d) Sociointeracionista
e) Formalista
Solução
Alternativa correta: d) Sociointeracionista . De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é a alternativa D) Sociointeracionista porque o texto descreve a teoria de Lev Vigotski, que é central no campo sociointeracionista da psicologia. Segundo Vigotski, o desenvolvimento humano não ocorre de maneira isolada, mas sim por meio de interações sociais, e a aprendizagem é mediada por ferramentas culturais, como a linguagem, que atuam como intermediários entre o indivíduo e o ambiente. Essa mediação permite o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a memória, a atenção e o pensamento abstrato, que são essenciais para o ser humano e distinguem-no dos outros animais.
A teoria sociointeracionista defende que a cognição se desenvolve por meio das relações sociais e culturais. A mediação, conforme descrito no texto, refere-se ao processo pelo qual o aprendizado é facilitado por objetos ou signos (como a linguagem) que fazem a ponte entre o sujeito e o mundo. Essa ideia é um dos pilares da psicologia de Vigotski, que propôs que as interações sociais, especialmente com adultos e pares mais experientes, são essenciais para o desenvolvimento das habilidades cognitivas.
Por fim, a concepção de mediação, abordada no texto, é um conceito-chave dentro da psicologia sociointeracionista. Não é uma simples relação direta entre sujeito e objeto, mas sim uma relação mediada por um elemento cultural, que, no caso de Vigotski, é frequentemente a linguagem. Isso reflete claramente a visão de que as funções psicológicas superiores se desenvolvem em contextos sociais e são influenciadas por aspectos culturais, sendo a alternativa D a mais adequada para descrever essa abordagem.
Assuntos: Psicologia, Pedagogia, Linguística
Vídeo Sugerido: YouTube