Disciplina: Matemática 0 Curtidas

A prefeitura de certa cidade resolveu instalar postes de luz em uma

Atualizado em 25/04/2024

A prefeitura de certa cidade resolveu instalar postes de luz em uma avenida. Os postes devem manter uma distância fixa entre eles, começando com um poste no início e terminando com outro no fim da avenida. Se a distância d entre os postes fosse de 30 metros, caberia um total de 51 postes, mas resolveram reduzir a distância entre os postes para 25 metros.

Dessa forma, mantendo a distância fixa de 25 metros entre os postes, assinale a alternativa que indica a posição do último poste da avenida.


Solução

Alternativa correta: O poste de número 61 estará a 1525 metros do início da avenida ou faltando 5 metros para seu fim.. De acordo com o gabarito AVA.

Nesse exercício, estamos diante de um problema de matemática, em que temos que descobrir primeiro o comprimento total da avenida dado a quantia de postes e a distância entre eles, fazendo assim uma operação de multiplicação.

51 x 30 = 1.530 metros ou 1,53 quilômetro é a extensão da avenida no total.

Depois fazemos uma operação de divisão do total de extensão pelo intervalo de 25 metros para encontrar quantos postes poderão ser instalados:

1530/25 = 61,2 postes, ou seja, o maior número inteiro de postes que serão instalados será de:

61 postes, que multiplicado pelo valor de 25, aí encontraremos a resposta da questão, dizendo a posição do último poste na avenida:

62 x 25 = 1525 metros do início da avenida, sendo que faltará 5 metros para o fim dela.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Proporção, Razão

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar