Disciplina: Matemática 0 Curtidas

Erros de arredondamento são proporcionados por consequência

Atualizado em 05/09/2024

Erros de arredondamento são proporcionados por consequência da facilidade de manipulação numérica inadequada, normalmente causados pelo uso de números com poucas casas decimais. Algarismos significativos são aqueles sabidamente corretos e mais o primeiro duvidoso.

SILVA, J.K.A; SILVA, P.P.A. Arredondamento e compatibilização de valores e regras para datar. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2017.

Em relação ao processo de arrendondamento de algarismos, analise as situações a seguir e assina V para verdadeiro e F para falso:

( ) Ao arrendarmos o valor 4,256 para um número com dois algarismos significativos, temos 4,2.
( ) Ao somarmos 4,25 g com 4,2 g, temos 8,45 g
( ) Ao arredondarmos o valor 8,752 para um número com dois algarismos significativos, temos 8.8.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:


Solução

Alternativa correta: F-F-V. De acordo com o gabarito AVA.

A primeira afirmativa é falsa porque ao arredondar o valor 4,256 para um número com dois algarismos significativos, o correto seria considerar os dois primeiros dígitos mais significativos. Como o terceiro dígito (2) não influencia o arredondamento, o valor arredondado correto seria 4,3, e não 4,2.

A segunda afirmativa também é falsa. Ao somar 4,25 g com 4,2 g, o resultado correto é 8,45 g. No entanto, como a soma envolve números com diferentes casas decimais, o resultado deve ser arredondado para manter a consistência das casas decimais, resultando em 8,4 g, não 8,45 g.

A terceira afirmativa é verdadeira. Ao arredondar o valor 8,752 para dois algarismos significativos, o primeiro dígito significativo é 8 e o segundo é 7, que ao ser influenciado pelo terceiro dígito (5), faz com que o valor arredondado seja 8,8.

Assuntos: Regras de arredondamento de números, Algarismos significativos em cálculos, Precisão e erros em manipulação numérica

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora