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A arquitetura de um processador está dividida em várias seções ou área
A arquitetura de um processador está dividida em várias seções ou áreas. A seguir estão listadas essas seções: Unidade Lógica e Aritmética Contador de Programa Ponteiro de pilha Sinalizadores Barra de endereços Associe essas seções com as respectivas descrições de suas funções dentro do processador, abaixo: ( ) Responsável pela seleção das células de memória que devem ser acessadas ( ) Registrador que guarda diversas informações que resultam de operações lógicas e aritméticas ( ) Registr
Solução
Alternativa correta: - Barra de Endereços: (Responsável pela seleção das células de memória que devem ser acessadas)
- Sinalizadores (Flags): (Registrador que guarda diversas informações que resultam de operações lógicas e aritméticas)
- Contador de Programa (PC): (Registrador que contém o endereço da próxima instrução a ser executada)
- Ponteiro de Pilha (SP): (Registrador que contém o endereço do topo da pilha)
- Unidade Lógica e Aritmética (ULA): (Realiza operações lógicas e aritméticas). De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a que faz a associação correta das seções do processador com suas respectivas funções, conforme descrito. A Barra de Endereços é responsável pela seleção das células de memória que devem ser acessadas. Quando o processador precisa acessar dados da memória, a barra de endereços envia o endereço de memória desejado para a memória principal, permitindo a leitura ou escrita de dados na célula de memória correta.
Os Sinalizadores (Flags) são registradores que armazenam informações sobre o resultado das operações lógicas e aritméticas realizadas pela Unidade Lógica e Aritmética (ULA). Por exemplo, eles podem indicar se uma operação gerou um overflow, se o resultado de uma comparação foi zero, ou se houve um carry (transbordo). Esses sinais são essenciais para o controle do fluxo de execução do programa, como em instruções condicionais ou loops.
O Contador de Programa (PC) contém o endereço da próxima instrução que o processador deve executar, controlando o fluxo da execução do código. O Ponteiro de Pilha (SP) aponta para o topo da pilha de dados, sendo usado para gerenciar chamadas de funções e armazenar dados temporários. Já a Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é responsável por realizar as operações aritméticas e lógicas necessárias para a execução do programa, como somas, subtrações, comparações e outras operações lógicas. Portanto, todas as associações são corretas conforme as descrições das funções de cada seção do processador.
Assuntos: Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Engenharia de Software
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