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A arquitetura de um processador está dividida em várias seções ou área

Atualizado em 05/12/2024

A arquitetura de um processador está dividida em várias seções ou áreas. A seguir estão listadas essas seções: Unidade Lógica e Aritmética Contador de Programa Ponteiro de pilha Sinalizadores Barra de endereços Associe essas seções com as respectivas descrições de suas funções dentro do processador, abaixo: ( ) Responsável pela seleção das células de memória que devem ser acessadas ( ) Registrador que guarda diversas informações que resultam de operações lógicas e aritméticas ( ) Registr


Solução

Alternativa correta: - Barra de Endereços: (Responsável pela seleção das células de memória que devem ser acessadas)

- Sinalizadores (Flags): (Registrador que guarda diversas informações que resultam de operações lógicas e aritméticas)

- Contador de Programa (PC): (Registrador que contém o endereço da próxima instrução a ser executada)

- Ponteiro de Pilha (SP): (Registrador que contém o endereço do topo da pilha)

- Unidade Lógica e Aritmética (ULA): (Realiza operações lógicas e aritméticas)
. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é a que faz a associação correta das seções do processador com suas respectivas funções, conforme descrito. A Barra de Endereços é responsável pela seleção das células de memória que devem ser acessadas. Quando o processador precisa acessar dados da memória, a barra de endereços envia o endereço de memória desejado para a memória principal, permitindo a leitura ou escrita de dados na célula de memória correta.



Os Sinalizadores (Flags) são registradores que armazenam informações sobre o resultado das operações lógicas e aritméticas realizadas pela Unidade Lógica e Aritmética (ULA). Por exemplo, eles podem indicar se uma operação gerou um overflow, se o resultado de uma comparação foi zero, ou se houve um carry (transbordo). Esses sinais são essenciais para o controle do fluxo de execução do programa, como em instruções condicionais ou loops.



O Contador de Programa (PC) contém o endereço da próxima instrução que o processador deve executar, controlando o fluxo da execução do código. O Ponteiro de Pilha (SP) aponta para o topo da pilha de dados, sendo usado para gerenciar chamadas de funções e armazenar dados temporários. Já a Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é responsável por realizar as operações aritméticas e lógicas necessárias para a execução do programa, como somas, subtrações, comparações e outras operações lógicas. Portanto, todas as associações são corretas conforme as descrições das funções de cada seção do processador.

Assuntos: Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Engenharia de Software

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