Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

A família, que deveria constituir a primeira instância de inclusão

Atualizado em 29/02/2024

A família, que deveria constituir a primeira instância de inclusão social, muitas vezes contribui para segregar a pessoa portadora de deficiência. É comum vermos portadores de transtornos mentais sendo contidas com cordas, ataduras ou isolados em quartos. Em alguns casos, observa-se a administração exagerada de medicamentos. Essas atitudes podem representar a negação do problema e constituem uma forma de violência. Assim sendo, o enfermeiro que trabalha na área de saúde mental deve adotar a seguinte medida de prevenção contra esses maus-tratos:

a) estimular a família a incluir a pessoa portadora de deficiência nas atividades próprias para ela, mantendo-a mais isolada possível do contexto geral para evitar episódios de ansiedade e consequente agitação.
b) orientar os familiares para o fato de que, geralmente, os deficientes mentais são dóceis, sinceros e afetivos, porém os sentimentos de rejeição e incompreensão podem torná-los agressivos e infelizes. Assim, como são imprevisíveis, devem estar sob vigilância constante e, se necessário, deverão ser isolados e internados em instituições especificas para este tipo de cuidado, onde permanecem por tempo indeterminado.
c) recomendar aos familiares que não façam comentários sobre fatos que causem constrangimento, como urinar na roupa ou na cama, babar, nem utilizem expressões como “burro”, “louco” ou “desastrado”. É importante destacar que eles têm condições de serem educados. Quando orientados, podem aprender a discriminar situações. Em todo caso, é importante recomendar que crianças ou adolescentes com deficiência mental não sejam deixadas a sós com estranhos.
d) estimular os responsáveis a falar com firmeza com os filhos que apresentem deficiência mental, dando-lhes ordens precisas. Devem ser repreendidos de modo firme quando agirem de maneira inadequada. Se necessário, devem ser castigados e responsabilizados por seus erros.
e) portadores de transtornos mentais, principalmente no caso de pessoas com distúrbios de comportamento (agitação intensa e agressividade), devem ser inseridas no contexto social e devem frequentar locais como festas ou jogos de Futebol, ainda que isto promova excitação e ansiedade no paciente, o que pode precipitar uma crise.


Solução

Alternativa correta: c) recomendar aos familiares que não façam comentários sobre fatos que causem constrangimento, como urinar na roupa ou na cama, babar, nem utilizem expressões como “burro”, “louco” ou “desastrado”. É importante destacar que eles têm condições de serem educados. Quando orientados, podem aprender a discriminar situações. Em todo caso, é importante recomendar que crianças ou adolescentes com deficiência mental não sejam deixadas a sós com estranhos. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Resolução adaptada de: Brainly

Assuntos: Inclusão Social, Família e Indivíduos com Transtornos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora