Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
) a psicologia e outras áreas da ciência têm se dedicado ao estudo da
) a psicologia e outras áreas da ciência têm se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir a qualificação dos trabalhos profissionais com estes jovens e a compreensão dos "problemas" sociais envolvendo a juventude. Livros, revistas e publicações têm sido produzidos para levar aos pais e educadores um saber mais técnico sobre a adolescência, instrumentando profissionais e pais a lidarem com eles de modo mais competente e eficaz. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A adolescência não é vista como uma fase natural do desenvolvimento e uma etapa natural entre a vida adulta e a infância. A adolescência é vista como uma construção social com repercussões na subjetividade e no desenvolvimento do homem moderno e não como um período natural do desenvolvimento. Porque ii. As mudanças no corpo dos adolescentes referentes às características sexuais primárias e secundárias são vistas como o início desta etapa do desenvolvimento, demarcando o início da adolescência e a preparação para a posterior vida adulta. Fonte: bock, ana mercês bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (impr. ), campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, june 2007
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa
a) as asserções i e ii são proposições verdadeiras, mas a ii não é uma justificativa da i.
B) as asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii é uma justificativa da i.
C) a asserção i é uma proposição verdadeira, e a ii é uma proposição falsa.
D) a asserção i é uma proposição falsa, e a ii é uma proposição verdadeira.
E) as asserções i e ii são proposições falsas
Solução
Alternativa correta: a) as asserções i e ii são proposições verdadeiras, mas a ii não é uma justificativa da i. De acordo com o gabarito AVA.
I. "A adolescência não é vista como uma fase natural do desenvolvimento (...), e sim como uma construção social..."
✅ Verdadeira. Segundo a perspectiva da psicologia histórica-cultural e de autores como Ana Bock, a adolescência é compreendida como uma construção social e histórica, e não apenas como uma etapa biológica natural do desenvolvimento humano.
II. "As mudanças no corpo dos adolescentes (...) são vistas como o início desta etapa..."
✅ Verdadeira. É verdade que as transformações biológicas e hormonais, como as características sexuais primárias e secundárias, são usualmente tomadas como marco inicial da adolescência — isso é um dado da biologia e da psicologia do desenvolvimento.
No entanto, a segunda asserção não justifica a primeira, pois a I fala sobre a visão sociocultural da adolescência, enquanto a II aborda mudanças biológicas. São aspectos diferentes que coexistem, mas não há uma relação direta de causa e consequência entre elas.
Assuntos: Psicologia ,Pedagogia , Sociologia
Vídeo Sugerido: YouTube