Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
A Psicologia Histórico-Cultural, que tem entre seus principais autores
A Psicologia Histórico-Cultural, que tem entre seus principais autores e proponentes L. S. Vigotski, traz pressupostos que colaboram para o entendimento das queixas e do fracasso escolar (FACCI; EIDT, 2011). Sobre esse tema, analise as seguintes afirmativas:
I. A concepção de homem como um ser histórico-social, cujas habilidades e capacidades não são inatas, mas desenvolvidas na e pela atividade humana, é um dos pontos que deve ser levado em consideração quando o(a) psicólogo(a) está buscando entender e atender as queixas escolares.
II. Para Vigotski, a aprendizagem é um processo de aquisição de novas respostas, ou seja, as pessoas aprendem porque as consequências de suas respostas influenciam resposta futuras, sendo o fracasso escolar uma dessas consequências.
III. A teoria de Vigotski sugere que a avaliação não pode ser reduzida a um momento isolado, mas à captação das constantes mudanças no percurso da aprendizagem nas variadas situações de ensino, ressaltando os aspectos qualitativos da inteligência.
IV. Vigotski teoriza sobre a análise do comportamento, que é entendido como a interação entre o indivíduo e o ambiente.
V. A lógica dialética que embasa a teoria de Vigotski nos permite compreender as queixas escolares como um fenômeno multideterminado.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS:
a) I, II e IV.
b) II, III e IV.
c) I, II e V.
d) I, III e V.
e) I, III e IV.