Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Conforme relatado por Grandelle (2017), no site O Globo, Bernardo

Atualizado em 29/02/2024

Conforme relatado por Grandelle (2017), no site O Globo, Bernardo Pinõn, de 20 anos, na época da reportagem, “tem 12% de audição em cada ouvido. O aparelho auditivo que usava quebrou em 2016. Por isso, para se comunicar, depende exclusivamente da leitura labial. Domina tanto a técnica que faz os amigos esquecerem de sua deficiência. Os professores do ensino médio, orientados a falar sem dar as costas para o jovem, viram o esforço recompensado. Ele integrou, na edição de 2016 do Enem, o seleto grupo de 77 candidatos que gabaritaram a prova de redação: nota mil. Com a performance, garantiu uma bolsa de estudos no curso de Filosofia da PUC-Rio”.

Grandelle (2017), dando continuidade ao relato, explica que “a batalha seguinte começou na universidade, em março de 2017, mas não foi bem-sucedida. Piñon ficou apenas dois meses no curso. Sem professores que mantivessem contato visual, não conseguia acompanhar as aulas. — Vi logo no começo que não conseguiria dar conta. Tranquei duas das cinco disciplinas — conta. — Eu me chamava de vagabundo e irresponsável, porque cobro muito de mim. Mas me arrependo por não ter insistido mais, porque sempre lutei pela minha independência”.

Finalizando o relato, Grandele (2017) acrescenta que “Piñon ainda tentou outra experiência acadêmica: em agosto, matriculou-se no curso de História da UFRJ, para o qual também havia sido aprovado no vestibular de 2016. A mãe, a artista plástica Carmen Piñon, ficou na sala com ele por dois dias para ajudá-lo a entender a matéria. Mesmo assim, o estudante ficou apenas um mês na universidade. Voltou a estudar para a edição do Enem de 2017 — cujo tema da redação foi justamente a educação dos surdos — e, na semana passada, acertou o reingresso, a partir do próximo semestre, no curso de Filosofia da PUC”.

GRANDELLE, Renato. Estudante surdo que não conseguiu concluir faculdade volta para o ensino superior em 2018. O Globo com 11 dez 2017.

a) Bernardo Piñon não gostou do curso de Filosofia e desistiu de fazer universidade.
b) Pinõn ficou apenas um mês na UFRJ, pois não se identificou com o curso de História.
c) Bernardo fez o Enem, novamente, em 2017, mas não conseguiu pontuação suficiente para fazer o curso de Filosofia da PUC.
d) os colegas, na universidade, discriminavam Bernardo pela sua cegueira.
e) Bernardo não foi bem nos cursos de Filosofia e História, visto que os professores não mantinham contato visual com ele, durante as aulas.


Solução

Alternativa correta: e) Bernardo não foi bem nos cursos de Filosofia e História, visto que os professores não mantinham contato visual com ele, durante as aulas.. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Educação Inclusiva, Educação Inclusiva no Ensino Médio

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar