Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

De acordo com Grigolo, et. Al. (2015), o Projeto Terapêutico Singular

Atualizado em 22/04/2025

De acordo com Grigolo, et. Al. (2015), o Projeto Terapêutico Singular (PTS) agrega toda a equipe e compreende que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o sujeito. Defende que a relação com a equipe é determinante para a definição de propostas de ações. Desta forma, o PTS ultrapassa a concepção do estudo de caso clínico tradicional, uma vez que está no campo da clínica ampliada. Busca a educação permanente, a relação com os profissionais e com o usuário, com o território e as redes sociais que os abarcam.

Marque a alternativa correta, em relação ao Projeto Terapêutico Singular. Selecione uma alternativa:

a) Restringe-se ao estudo de casos clínicos complexos e difíceis.
B) Compreende que todos os atores são corresponsáveis pelo tratamento.
C) Mantém as discussões dos casos no espaço da unidade de saúde.
D) Prioriza as ações de gestão do atendimento e dos dados estatísticos.
E) Veta a colaboração de atores que trabalham com outro modelo de saúde


Solução

Alternativa correta: B) Compreende que todos os atores são corresponsáveis pelo tratamento. De acordo com o gabarito AVA.


O Projeto Terapêutico Singular (PTS), de acordo com Grigolo et al. (2015), busca a participação e corresponsabilidade de toda a equipe de profissionais no processo de cuidado, entendendo que cada membro tem um papel importante na definição das propostas de ações. Isso implica que todos os envolvidos no processo de cuidado, incluindo o próprio paciente, os profissionais de saúde, a família e outros atores sociais, compartilham responsabilidades no tratamento e no acompanhamento do paciente.



Além disso, o PTS vai além de uma abordagem tradicional e clínica, promovendo a educação permanente, valorizando a relação com o usuário, o território e as redes sociais que o cercam. O objetivo não é apenas o atendimento individualizado, mas também a construção coletiva de soluções para a saúde do paciente dentro de um contexto ampliado.



As outras alternativas estão incorretas, pois limitam a abordagem do PTS a um modelo mais restritivo e excluem a colaboração e a participação ampla de diferentes atores no processo de cuidado.

Assuntos: Saúde, Assistência , Psicologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora