Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Edinéa Albini sentiu com mais clareza essa discriminação. Mãe
“Edinéa Albini sentiu com mais clareza essa discriminação. Mãe de gêmeos de cinco anos, ela tentou matricular João Victor, que possui necessidades especiais, e Ana Júlia, na mesma escola, uma instituição de ponta, que ela chamou como “sonho de consumo” para a educação de seus filhos. “ Eles me atenderam super bem, mas quando contei das condições de João Victor, disseram que ele não tinham autorização para aceitar uma criança especial.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência dispõe que Escolha uma:
a) nas escolas regulares do setor público as adequações para o deficiente fica a cargo do Estado enquanto que no setor privado os responsáveis são os pais.
b) a recusa de alunos com deficiência pela escola, seja privada ou pública, não é considerada crime, no entanto, a ocorrência gera multa à escola que se negar.
c) na escola regular pública, assim como na privada, a recusa da matrícula de deficientes é crime, no entanto, na privada as adequações são atribuições dos pais.
d) as escolas regulares que se negarem a matricular alunos com deficiência serão penalizadas com multa e detenção, configurando uma ação criminosa.
e) as escolas regulares não podem negar matrícula à deficientes e que os pais devem disponibilizar recursos financeiros e providenciar as adequações.
Solução
Alternativa correta: d) as escolas regulares que se negarem a matricular alunos com deficiência serão penalizadas com multa e detenção, configurando uma ação criminosa. De acordo com o gabarito AVA.
Tenha bons estudos!!
Assuntos: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
Vídeo Sugerido: YouTube