Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Muitos estudos discutem a transformação dos espaços escolares ao longo
Muitos estudos discutem a transformação dos espaços escolares ao longo do tempo. A escola sempre tentou aproximar-se e alinhar suas práticas aos diferentes contextos sociais. Isso nem sempre foi uma tarefa fácil e muitos conflitos surgiram. É muito comum os professores estarem isolados na frente da sala de aula enquanto os alunos permanecem totalmente conectados, com as informações disponíveis com um simples clique.
Entre as consequências desse distanciamento, alertada por muitos documentos oficiais, temos:
A) O uso indispensável das tecnologias para que as aprendizagens aconteçam.
B) A sensibilização dos professores para o uso de novos recursos.
C) O desinteresse do aluno e seu distanciamento das práticas escolares.
D) A organização de novas práticas que aproxima os estudantes da escola.
E) A aproximação dos alunos com o contexto escolar.
Solução
Alternativa correta: C) O desinteresse do aluno e seu distanciamento das práticas escolares. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa c. O desinteresse do aluno e seu distanciamento das práticas escolares é a correta porque reflete um problema crescente nas escolas devido ao uso limitado de tecnologias nas práticas pedagógicas. Com o acesso fácil a informações pela internet e o uso constante de dispositivos tecnológicos fora da escola, os alunos muitas vezes não se sentem desafiados ou motivados pelas abordagens tradicionais de ensino. O distanciamento entre o ambiente digital, no qual os alunos estão imersos, e o modelo tradicional de ensino resulta em uma desconexão, levando ao desinteresse pela escola.
Esse fenômeno é amplificado pelo fato de que muitos professores ainda utilizam métodos de ensino que não exploram as tecnologias de forma significativa. Em um cenário onde os alunos podem acessar qualquer informação de maneira rápida e interativa, os métodos convencionais, como aulas expositivas e centradas no professor, podem parecer antiquados e desinteressantes para eles. Isso causa uma lacuna entre o que é esperado nas escolas e o que os alunos realmente experimentam fora dela, onde as informações são mais dinâmicas e de fácil acesso.
Consequentemente, esse distanciamento entre as práticas escolares e as necessidades e interesses dos alunos resulta em uma falta de engajamento, refletindo um desinteresse geral nas atividades escolares. O uso de tecnologias e a adaptação do ensino a novas metodologias são essenciais para reverter esse cenário, mas enquanto isso não acontecer, a desconexão continuará a afetar o envolvimento dos estudantes com a aprendizagem escolar.
Assuntos: Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Psicologia Educacional
Vídeo Sugerido: YouTube