Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
No final do ano de 2016, o Ministério da Saúde anunciou diversas
No final do ano de 2016, o Ministério da Saúde anunciou diversas ações com o objetivo de reduzir em 20% a mortalidade infantil entre crianças indígenas com até cinco anos de idade. Espera-se que a meta seja atingida em 2019. Segundo o Ministério, 65% dos óbitos têm como causas as doenças parasitárias, nutricionais e respiratórias. Metade das mortes dos bebês indígenas ocorre no primeiro mês de vida. Considere as seguintes afirmações:
I - Na agenda lançada estão previstas cinco metas: assegurar que 85% das crianças menores de cinco anos cumpram o calendário de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde; garantir que 90% das gestantes tenham acesso ao pré-natal; investigar 80% dos óbitos materno-infantil fetal; realizar consultas de desenvolvimento e crescimento em crianças indígenas menores de 1 ano e ampliar o acompanhamento nutricional das crianças indígenas menores de 5 anos para 90%.
II - O Ministério da Saúde destaca uma melhora nos índices de mortalidade infantil indígena no país. Entre os anos 2000 e 2015 houve uma queda de 58% e as taxas reduziram de 74,61 mortes por mil nascidos vivos para 31,28. No entanto, se comparada à média nacional, que é de cerca de 13,8 óbitos a cada mil nascidos vivos, a mortalidade infantil indígena ainda é muito alta
III - Apesar da diminuição noticiada pelo Ministério da Saúde no período de 2000 a 2015, o relatório "Violência contra os Povos Indígenas no Brasil", publicado pelo CIMI (Centro Indigenista Missionário), revela que o número de óbitos de crianças menores de 5 anos de 2015 para 2016 cresceu.
IV - A situação é preocupante nas áreas de abrangência dos DSEIs de Mato Grosso do Sul, Leste de Roraima, Médio Rio Solimões e Afluentes e Maranhão, onde existem conflitos fundiários, no entanto, percebe-se que as crianças são poupadas nas questões vinculadas à terra.
Solução
Alternativa correta: a) As afirmações I, II e III estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.
Tenha bons estudos!!
Assuntos: Mortalidade Infantil
Vídeo Sugerido: YouTube