Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

A ciência explica como desarmar argumentos de negacionistas

Atualizado em 29/02/2024

A ciência explica como desarmar argumentos de negacionistas

Pensamento crítico é fundamental para impedir que informações falsas continuem circulando entre a sociedade

A ampla disseminação de notícias falsas e o efeito da pós-verdade tornou a vida dos amantes da ciência um tanto desanimadora. Afinal, ninguém gostaria de estar explicando que a Terra não é plana em pleno século 21.

Para combater isso, pesquisadores publicaram um artigo para ajudar você a desmascarar afirmações falsas. “A desinformação se espalha facilmente e pode ter consequências profundas para a sociedade, se não for corrigida”, analisa John Cook, pesquisador da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo.

Os cientistas selecionaram 42 sentenças comuns entre os negacionistas e demonstraram que todas elas tinham um raciocínio falacioso e falharam em refutar as provas científicas sobre o aquecimento global [...].

(Disponível em: https://glo.bo/2ETpEkn. Acesso em: 31 jan. 2019.)

Assinale a alternativa que aplica corretamente os conceitos estudados ao trecho transcrito:

a) “A ampla disseminação de notícias falsas” constitui um fenômeno que sempre ocorreu, com a mesma intensidade, em toda a história humana.
b) A utilização de mídias digitais facilita o controle das informações divulgadas, reduzindo a “desinformação” que “se espalha facilmente”.
c) As conclusões do IPCC são exemplos típicos do argumento negacionista de que trata o texto.
d) O artigo que ajuda a “desmascarar afirmações falsas” é de extrema utilidade prática, uma vez que os artigos negacionistas constituem a grande maioria da produção científica especializada sobre o tema do aquecimento global.
e) O trecho “um raciocínio falacioso e falharam em refutar as provas científicas sobre o aquecimento global” faz alusão aos argumentos pseudocientíficos levantados pelos negacionistas.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora