Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

O etarismo é compreendido como marcador social da diferença, pois se

Atualizado em 21/04/2024

O etarismo é compreendido como marcador social da diferença, pois se baseia na discriminação estereótipos e preconceitos relacionados á idade. Esses aspectos negativos relacionados ás questoes intergeracionais ocorrem tanto com pessoas mais idosas quanto com pessoas mais jovens, sobretudo quando se analisam os aspectos relacionados ao mercado de trabalho ou no atendimento á serviços públicos, por exemplo.

Considerando os conhecimentos sobre o etarismo como marcador social da diferença, analise as afirmativas a seguir:

I - O fator geracional, no qual podemos observar nos últimos anos, corresponde a diminuição da quantidade de filhos por familia, o que acarreta, a médio e longo prazo, no envelhecimento da população.

II - Isso levanta a preocupação de se contemplar a oportunidade de estudos para todos(as), mesmo para as pessoas que se encontram na distorção da idade/série escolar.

III - Esta área do conhecimento, educação e diversidade, defende à constante busca pelo aprender independente da faixa etária, desde a infância até a velhice, pois compreende-se que nunca é tarde para o aprender.

Está correto o que se afirma em:


Solução

Alternativa correta: As afirmativas II e III estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.

As afirmativas II e III estão corretas porque abordam aspectos fundamentais relacionados ao combate ao etarismo e à promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades em diferentes faixas etárias. A afirmativa II destaca a importância de garantir acesso à educação para todas as pessoas, mesmo aquelas que estão fora da idade considerada padrão para determinadas etapas de estudo, combatendo assim a discriminação baseada na idade. Por sua vez, a afirmativa III ressalta a necessidade de reconhecer que o aprendizado é um processo contínuo ao longo da vida e que pessoas de todas as idades devem ter oportunidades de educação e desenvolvimento, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e resiliente ao etarismo. Portanto, ao reconhecer a importância da educação para todas as faixas etárias e defender a eliminação de barreiras relacionadas à idade no acesso ao aprendizado, as afirmativas II e III refletem uma abordagem coerente e eficaz no enfrentamento do etarismo.

Assuntos: Desafios da inclusão educacional de pessoas fora da faixa etária convencional, Importância do aprendizado ao longo da vida para combater o etarismo e promover a diversidade

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora