Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

O século XVIII tinha todas as razões para ver na razão a potência

Atualizado em 25/03/2024

O século XVIII tinha todas as razões para ver na razão a potência finalmente capaz de entender a natureza e a sociedade, explicar a própria religião, libertar o homem de seus terrores seculares, desvendar todos os mistérios. Reformar tudo. Os filósofos do Iluminismo fizeram uma audaciosa construção intelectual nesse norte: Hobbes, Locke, Voltaire, Montesquieu, Diderot, Condorcet, Rousseau – só para mencionar algumas das grandes mentes que, malgrado tantas diferenças e divergências entre si, descontruíram metodicamente as estruturas da visão social de mundo do feudalismo. A razão humana, sua ilimitada capacidade de desvendar, de iluminar os fenômenos (daí Iluminismo), poderia moldar o mundo em bases novas, tudo poderia ser revisto e reformado por seu filtro. (TRINDADE, 1998, p. 43)

Qual das alternativas a seguir se comunica com a orientação cultural que serviu de base para o desenvolvimento do iluminismo?

a) como a opinião da maioria da população, ou seja, o senso comum, acredita que a terra é o centro do universo, a disciplina da física não pode trabalhar com uma hipótese contrária.
b) o darwinismo e a teoria evolucionista não são conhecimentos válidos, pois vão contra doutrinas religiosas.
c) a forma de se combater os medos, as inseguranças, a fome, as guerras que assolam a sociedade é ter uma crença.
d) o homem enxerga melhor a realidade que o circunda e se liberta quando busca o conhecimento científico.
e) os escritos sagrados contêm tudo o que o homem precisa saber. a crença nesses escritos é o único caminho do conhecimento.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora