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O Transtorno do Movimento estereotipado (TME) tem uma literatura
O Transtorno do Movimento estereotipado (TME) tem uma literatura científica escassa, mas, isso não significa que este tema não seja extremamente relevante. Quando tratamos sobre assuntos referentes a diagnóstico e intervenção precoce, mas, principalmente quando pensamos em proporcionar uma intervenção assertiva e a elaboração de um plano de intervenção escolar se faz necessário o conhecimento aprofundado dos sinais e sintomas da patologia. Assim, mesmo com pouca literatura científica sobre o tema é preciso se atentar para sua relevância do ponto de vista das comorbidades e diagnóstico diferencial. Com relação as causas e diagnóstico do TME, analise as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ) Assim como os outros transtornos do desenvolvimento o Transtorno do movimento estereotipado (TME) traz prejuízos pessoais (autoestima, autoimagem), sociais (criar laços sociais) e acadêmicos (desempenho escolar), pois conforme já descrito ele interfere direta e negativamente nas outras esferas do desenvolvimento da criança, além do desenvolvimento motor). ( ) O diagnóstico deste transtorno não é realizado essencialmente de forma clínica, ou seja, existem exames laboratoriais ou de imagem que acusem este transtorno ou identifique, visto ser localizado em uma estrutura cerebral, muscular ou óssea. ( ) A observação do paciente, a avaliação criteriosa e a identificação dos sintomas descritos na literatura são as ferramentas que temos para realizar o diagnóstico. ( ) De um modo geral este transtorno não está associado a outros, sendo assim, sua forma mais comum será na ausência de comorbidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA: Selecione uma alternativa
a) V - F - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - F - V - V.
e) F - V - F - V.
Solução
Alternativa correta: a) V - F - V - F. De acordo com o gabarito AVA.
A primeira proposição está verdadeira (V), pois o TME, assim como outros transtornos do desenvolvimento, pode afetar diversas áreas da vida da criança, como a autoestima, as relações sociais e o desempenho escolar. Os movimentos estereotipados prejudicam a capacidade de socializar e aprender de forma eficaz, impactando diretamente o desenvolvimento global da criança.
A segunda proposição está falsa (F), já que o diagnóstico do TME é clínico, sendo baseado na observação dos comportamentos e sintomas descritos na literatura científica. Não há exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar este transtorno, que é identificado observando-se as características comportamentais do paciente.
A terceira proposição está verdadeira (V), pois a avaliação do TME é, de fato, feita por meio da observação clínica detalhada dos sintomas e do comportamento da criança, sem a necessidade de exames complementares.
Assuntos: Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia Infantil, Educação Especial
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