Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Piaget não tinha a pretensão de elaborar uma teoria da aprendizagem, i

Atualizado em 28/05/2025

Piaget não tinha a pretensão de elaborar uma teoria da aprendizagem, inclusive devido a sua formação em Biologia. Apesar disso, apresentou uma enorme contribuição ao que se denomina teorias construtivistas.

Assinale a alternativa que melhor define o conceito de construtivismo. Selecione uma alternativa

a) O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser construído por meio de transmissão de conteúdos.
B) O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser construído a partir do papel da família.
C) O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser construído com base nas observações do meio que o cerca.
D) O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser ensinado na escola.
E) O conhecimento é inerente ao sujeito e não necessita de construção social


Solução

Alternativa correta: C) O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser construído com base nas observações do meio que o cerca. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa c é a correta porque o construtivismo, conforme a teoria de Piaget, enfatiza que o conhecimento não é algo inato ou simplesmente transmitido, mas sim algo que o sujeito constrói ativamente. Essa construção acontece a partir da interação do indivíduo com o ambiente ao seu redor, por meio da observação, exploração e reflexão. Piaget defendia que a aprendizagem ocorre quando o sujeito é um agente ativo no processo, assimilando e acomodando novas informações em seus esquemas mentais.



Além disso, Piaget não considerava que o conhecimento pudesse ser simplesmente repassado de forma passiva, como em métodos tradicionais de ensino. Ele via a aprendizagem como um processo dinâmico e construtivo, em que o sujeito precisa fazer sentido das experiências e informações que recebe, promovendo um desenvolvimento cognitivo progressivo. A observação do meio ambiente e a interação com ele são fundamentais para que esse conhecimento seja construído de maneira significativa.



Por fim, as outras alternativas apresentam entendimentos incorretos ou limitados do construtivismo, seja por focarem apenas na transmissão de conteúdos, na família ou na escola, ou por afirmarem que o conhecimento é inato e não necessita de construção. A alternativa c é a que melhor sintetiza a ideia central do construtivismo piagetiano: o conhecimento é resultado da construção ativa do sujeito a partir das suas observações e interações com o mundo que o cerca.

Assuntos: Psicologia , Aprendizagem, Didática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora