Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Quando falamos sobre as funções executivas, não podemos esquecer que e

Atualizado em 04/04/2025

Quando falamos sobre as funções executivas, não podemos esquecer que em cada faixa etária as habilidades e capacidades da criança / adolescentes são diferentes.

A medida que a criança vai adquirindo habilidades , outras competências vão sendo treinadas. Um bebê não consegue controlar suas emoções, já um adolescente é esperado que consiga.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação da definição contidas na Coluna A e com a idade correspondente da criança , apresentadas na Coluna B.

COLUNA A

COLUNA B

I- Tarefas que exijam atenção , como a lição de casa, com duração entre 60 a 90 minutos sem a supervisão de um adulto. Capaz de inibir o comportamento autônomo.





1- 4 a 5 anos

II- Capacidade de cumprir tarefas de múltiplas etapas com mais tempo e sem a presença de um adulto. Realizar tarefas domésticas de colaboração, capaz de organizar seus pertences sem a presença de um adulto. Controlar-se em sala de aula sem a presença do professor.



2- 5 a 7 anos

III- Capacidade de cumprir tarefas com 2 a 3 etapas com monitoria. Realizar pequenas tarefas domésticas como por exemplo arrumar o quarto. Tarefas que exijam atenção, como a lição de casa, com duração máxima de 20 minutos. Capaz de inibir um comportamento como ao seguir regras de segurança, esperar a vez para falar. Ser capaz de fazer pequenas escolhas: com o que gastar seu dinheiro ou controlar a mesada recebida.



3- 7 a 10 anos

IV- Capacidade de cumprir tarefas de uma etapa. Realizar pequenas tarefas domésticas. Realizar atividades diárias como: alimenta-se, vestir-se, tomar banho, etc. Capaz de inibir um comportamento simples, como levantar a mão antes de falar.



4- 10 a 14 anos

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

Alternativas:

a)I - 4; II - 2; III - 1; IV - 3.
b)I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4.
c)I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
d)I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
e)I - 2; II - 4; III - 1; IV - 3.


Solução

Alternativa correta: c)I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa c) I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1 está correta porque a associação entre as funções executivas e as faixas etárias segue o desenvolvimento típico das habilidades cognitivas e comportamentais das crianças e adolescentes.



A primeira definição (I) descreve a capacidade de realizar tarefas mais complexas, como lição de casa de 60 a 90 minutos sem supervisão e inibição de comportamento. Isso é mais característico da faixa etária de 10 a 14 anos, onde os adolescentes começam a assumir maior responsabilidade, gerenciar seu tempo e controlar seus impulsos de forma mais eficaz, o que corresponde à faixa etária de 10 a 14 anos.



A segunda definição (II) fala sobre cumprir tarefas de múltiplas etapas, realizar tarefas domésticas sem supervisão e controlar-se em sala de aula. Isso é esperado de crianças entre 7 e 10 anos, que começam a mostrar maior autonomia, habilidades organizacionais e controle em diferentes contextos, como a escola e em casa. Já a terceira definição (III), que envolve realizar tarefas mais simples com monitoria, é típica de crianças de 5 a 7 anos, que estão em desenvolvimento e precisam de mais apoio para controlar comportamentos e gerenciar múltiplas etapas em atividades cotidianas. Por fim, a definição IV descreve tarefas simples e comportamentos básicos de inibição, o que é típico de crianças entre 4 e 5 anos, que estão em uma fase inicial de desenvolvimento das funções executivas.

Assuntos: Psicologia , Pedagogia, Neurociência

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora