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"Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo, nem magistrado, nem
"Saindo de minhas mãos, ele não será, concordo, nem magistrado, nem soldado, nem padre, será primeiramente um homem. " (ROUSSEAU, 1973, p. 15). Rousseau foi o preceptor na trajetória educacional de Emilio, conteúdo de sua obra Emílio ou da Educação. Nela, o filósofo genebriano aponta sua concepção de educação. A partir do trecho acima, podemos ter uma ideia do que era importante para ele no processo formativo dos indivíduos
Sobre isso, assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa:
a) Rousseau privilegiava o intelecto e o saber científico.
B) Rousseau objetivava formar homens de renome, com destaque social em carreiras de representação.
C) O filósofo buscava uma formação voltada para a oratória, trabalhando a arte do "bem falar".
D) O filósofo defendia uma formação humana, desenvolvida sem a imposição de instituições, de modo que o homem desenvolva sua sensibilidade, sua dimensão natural.
E) Rousseau queria uma formação do belo e bom guerreiro, necessária para sua época
Solução
Alternativa correta: a) Rousseau privilegiava o intelecto e o saber científico. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta, ) "O filósofo defendia uma formação humana, desenvolvida sem a imposição de instituições, de modo que o homem desenvolva sua sensibilidade, sua dimensão natural," é a mais adequada, pois reflete fielmente a concepção educacional de Rousseau, conforme expressa em sua obra Emílio ou da Educação. Rousseau acreditava que a educação deveria ser voltada para o desenvolvimento integral do ser humano, priorizando sua natureza, sensibilidade e liberdade. Ele defendia que o processo educativo não deveria ser moldado por imposições institucionais rígidas, como as escolas tradicionais ou as normas sociais que tendem a restringir a liberdade e a autenticidade do indivíduo.
Rousseau criticava fortemente as instituições sociais e educacionais de sua época, pois acreditava que elas corrompiam a natureza pura do homem, forçando-o a se adaptar a padrões artificiais. Em vez de buscar a formação de um cidadão que apenas cumprisse papéis sociais como magistrado ou soldado, ele queria que a educação ajudasse o indivíduo a desenvolver sua essência humana. Para Rousseau, a verdadeira educação deveria permitir que as pessoas crescessem de maneira espontânea, respeitando seus sentimentos e intuições, antes de serem moldadas pelas convenções e expectativas da sociedade.
A filosofia educacional de Rousseau, portanto, enfatiza a importância de respeitar o desenvolvimento natural do ser humano, sem forçar ou impor práticas educativas que busquem apenas a adaptação a funções sociais específicas. Seu objetivo era criar indivíduos livres, sensíveis e conscientes de seu papel no mundo, capazes de viver em harmonia com sua própria natureza e com os outros, em vez de apenas buscar o sucesso social ou o aprendizado técnico
Assuntos: Filosofia, Pedagogia, História
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