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"Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento

Atualizado em 12/05/2025

"Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto, e de elevar assim a filosofia à ciência, é o método dialético, em virtude do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade. Ele se remete aqui à dialética clássica, conferindo movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, contudo, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética torna-se, assim, o movimento e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico" (REALE; ANTISERI, 2005, p. 99-100). A dialética de Hegel propunha três momentos que, de acordo com o trecho anterior, marcavam o ritmo triádico.

Assinale a alternativa que aponta esses momentos e suas características: Alternativas:

a) A dialética hegeliana apontava um movimento com base na maiêutica.
b) Os três momentos da dialética hegeliana consistiam na tese (momento abstrato e determinado), na antítese (momento dialético, negativo, com base na contradição) e, por fim, na síntese (racionalmente positivo, no qual há uma síntese dos opostos).
c) Hegel aponta a tese e antítese, momentos positivos da razão e, por fim, a síntese, que traz a contradição e se mostra racionalmente negativa.
d) Os três momentos da dialética constituem nas etapas que marcam o pensamento de Hegel: o idealismo, o materialismo e, por fim, a síntese entre eles. e) Hegel coloca que a dialética deve sair de um conceito – momento inicial –, para passar por uma reelaboração e culminar na busca por novas perspectivas de pensamento teórico.


Solução

Alternativa correta: b) Os três momentos da dialética hegeliana consistiam na tese (momento abstrato e determinado), na antítese (momento dialético, negativo, com base na contradição) e, por fim, na síntese (racionalmente positivo, no qual há uma síntese dos opostos). De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa b) é a correta porque ela descreve com precisão a estrutura da dialética hegeliana, que se organiza em três momentos: tese, antítese e síntese. O movimento dialético, conforme Hegel, começa com a tese, que é uma afirmação inicial, um momento estabelecido ou fixo. A antítese surge como uma negação ou contradição da tese, criando um conflito ou tensão que coloca em questão a validade da tese. Esse conflito entre tese e antítese é essencial para o desenvolvimento da dialética, pois é a partir dessa oposição que a síntese emerge como a resolução da contradição, uma nova unidade que transcende a tese e a antítese, incorporando elementos de ambas e levando o pensamento a um nível mais elevado de compreensão.




A síntese não é uma simples mediação entre a tese e a antítese, mas uma superação das limitações de ambas, representando um avanço na compreensão e um progresso no desenvolvimento da verdade. Esse processo é contínuo, o que significa que a síntese gerada por um ciclo dialético pode se tornar, por sua vez, uma nova tese que entrará em um novo ciclo dialético. Esse movimento é o que permite que o pensamento se desenvolva de forma dinâmica, sempre avançando por meio de contradições e superações, até alcançar um entendimento mais completo e complexo.




As outras alternativas estão incorretas porque não refletem corretamente o conceito de dialética hegeliana. A alternativa a) faz referência à maiêutica, uma técnica socrática, que não está relacionada à dialética hegeliana. A alternativa c) incorretamente caracteriza a síntese como negativa, quando, na verdade, ela é positiva, resultando da superação da contradição. A alternativa d) também está equivocada ao associar a dialética de Hegel com uma divisão entre idealismo e materialismo, quando o foco de Hegel é a relação dialética entre conceitos. Já a alternativa e) descreve uma ideia de reelaboração, mas a dialética hegeliana é focada no processo de oposição e superação, e não apenas em mudanças conceituais sem contradição.

Assuntos: Filosofia , História , Conhecimento

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