Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Durante um processo psicoterápico, o terapeuta deixa de reagir

Atualizado em 29/02/2024

“Durante um processo psicoterápico, o terapeuta deixa de reagir ao comportamento do paciente para compreendê-lo. Se somos agredidos em um ambiente social, podemos reagir a isso, mas dentro do processo psicoterápico o analista não reagiria a agressão, a reação é substituída pela compreensão e interpretação daquele comportamento”. (HEGENBERG, 2004, p. 27)
Na orientação profissional nossa relação com o indivíduo ou com o grupo, também é terapêutica e deve seguir os trâmites necessários para tal propósito.
O processo de orientação deve se configurar em cada encontro, como um trabalho em uma perspectiva com objetivos definidos e com técnicas condizentes com estes objetivos levantados. Lucchiari (1993) aponta a necessidade de um planejamento para estruturação de cada etapa deste processo, o orientador deverá estruturar cada um desses encontros destacando os objetivos e buscando a técnicas adequadas para cada momento.
Planejamento significa ter uma orientação de atuação, temos um plano de ação, mas deve-se sempre considerar, como Lucchiari (1993) enfatiza, que o plano nos orienta e deve ser visto como plano, ou seja, no decorrer dos encontros podemos ter que redefinir alguns objetivos, corrigir trajetórias anteriormente estabelecidas, o processo deve ter este caráter dinâmico.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora