Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Sobre as regras deontológicas, previstas no Decreto nº 1.171, de 22 de

Atualizado em 30/06/2024

Sobre as regras deontológicas, previstas no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa incorreta.

a) O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.
b) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
c) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da nação.
d) O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.


Solução

Alternativa correta: b) A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. De acordo com o gabarito AVA.

A resposta correta para a pergunta é a alternativa b) porque ela define claramente a separação entre a vida profissional e a vida privada do servidor público. O enunciado da pergunta sublinha que a função pública deve ser considerada como um exercício profissional, sem integrar-se na vida pessoal do servidor. Consequentemente, os comportamentos e ações que o servidor exibe em sua vida privada não devem influenciar seu conceito profissional.

A alternativa a) não responde adequadamente à questão, pois foca no bem-estar pessoal e no patrimônio do servidor, sem abordar a separação entre vida profissional e vida privada. A alternativa c) trata da colaboração e crescimento da nação, sem mencionar a dicotomia entre vida pessoal e profissional. Já a alternativa d) discute a ética na conduta do servidor público, o que é importante, mas não aborda a distinção entre vida privada e profissional como solicitado no enunciado.

Portanto, a alternativa b) é a única que responde diretamente ao enunciado ao afirmar que a função pública é um exercício profissional e que a vida privada do servidor não deve impactar sua vida funcional.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Ética, Código de Ética do Servidor Público Federal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar