Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas

Texto-base: “Na aurora do século XX, em plena modernidade, Sigmund

Atualizado em 29/02/2024

Texto-base: “Na aurora do século XX, em plena modernidade, Sigmund Freud extrai do corpus mítico grego, os alicerces para a fundação da psicanálise. Devemos ao autor a sensibilidade e a habilidade para transpor as fronteiras entre as idades da humanidade ao remontar à Grécia antiga, nosso berço, e pinçar em seus relatos míticos, em especial o mito de Édipo, elementos que servirão de matéria-prima para a elaboração de noções básicas desenvolvidas na psicanálise, como o complexo de Édipo. Conforme dramatizado em Édipo Rei, o sujeito é responsável por seus atos inconscientes ou não, o que instaura uma conexão entre a tragédia e a psicanálise. Na biografia de Freud, o psicanalista Ernst Jones sublinha que, em toda a sua vida, o pai da psicanálise ‘provavelmente foi mais absorvido pelo grande problema de como o homem veio a ser homem do que por qualquer outra questão’. Impulsionado em direção a longínquas navegações, Freud intui que o vento da história do processo de humanização - do devir homem -, sopra do passado. Mircea Eliade, por sua vez, enfatiza que o cerne do mito é a origem das coisas, seus primórdios. O mito narra a origem do mundo, do homem, do animal, do fogo, da guerra etc. O autor considera que inclusive os mitos escatológicos giram em torno não do fim em si, mas de um novo começo.”

O Complexo de Édipo, inspirado no mito grego Édipo Rei, ocorre dos três aos cinco anos de idade. A fonte de excitação encontra-se nas mucosas genitais do pênis e do clitóris. Esta fase é caracterizada por diversos eventos de extrema importância na construção da personalidade.

Marque a alternativa que apresenta um evento que a caracteriza.


Solução

Alternativa correta: A) castração. De acordo com o gabarito AVA.

Na estrutura psicótica, o complexo de castração se refere ao momento quando a criança percebe que há a diferença entre sexos. Seja um menino ou uma menina, o complexo se dá através do psicológico do indivíduo.
Primeiramente, as crianças possuem a ideia de que o pênis é universal, de que todos os seres possuem um. O que difere para a menina é que ela enxerga o clitóris como o seu pênis. Em algum momento, o menino se dá conta de que há a possibilidade da menina não ter um pênis, e sentem angústia.
Depois, em um segundo momento, o menino é orientado ou ameaçado a abdicar de suas vontades e excitações, enquanto a menina não sofre esse tipo de ameaça. Para ela, o clitóris é apenas consideravelmente pequeno para se considerar um pênis. Ela terá a ideia clara de que é castrada. O menino, ao visualizar o corpo feminino, sente a ameaça da castração, não significando que ele acredite que será.
Em um terceiro instante, o menino redescobre que as meninas não possuem um pênis, e o medo da castração retorna, mas ainda tem a crença de que ele pode se desenvolver na menina. Para a menina, ao descobrir que a mãe é castrada, esta sente o ódio pré-edipiano.
Somente em uma quarta etapa é que o menino tem a certeza de que a mão é castrada, e a partir daí, pensa que todas as mulheres são castradas, tendo novamente medo da castração. Enquanto para as meninas, essa etapa é a última, onde há a separação da mãe e o seu desejo se dirige ao pai, dando início ao complexo de Édipo.
Nos meninos, é diferente. O complexo de Édipo se dá durante o complexo de castração. A última etapa se dá apenas quando há a separação da mãe, e seu desejo passa a se dirigir à outras mulheres, dando fim ao complexo de castração e consequentemente, ao complexo de Édipo.
Percebe-se que é no processo de separação da mãe que se dá o principal momento do complexo de castração.

Resolução adaptada de: Brainly

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Castração de Pessoas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar