Disciplina: Outras Disciplinas 0 Curtidas
Um Perito Criminal foi requisitado para proceder a exame pericial
Um Perito Criminal foi requisitado para proceder a exame pericial em local de suposto suicídio cometido por arma de fogo. No local, constata uma arma longa próxima ao corpo, cuja distância entre o gatilho e a boca do cano era de 95cm. Analisando o corpo da vítima (um homem adulto e de estatura mediana), nota-se que a lesão perfurocontusa de entrada estava na têmpora esquerda e que a máxima distância, com braços esticados, entre os dedos de suas mãos até a lesão era de 79cm.
Tendo como base essas informações, assinale a alternativa correta.
a) É provável que a morte tenha se dado por suicídio, vez que tal informação foi levada ao Perito Criminal quando do acionamento.
b) Excluindo a existência de dispositivo mecânico de acionamento do gatilho à distância, é impossível que a morte tenha se dado por suicídio nessas circunstâncias.
c) Há elementos materiais suficientes para concluir pela hipótese de homicídio.
d) Descarta-se a hipótese de suicídio, mas não há elementos materiais para diferenciar as hipóteses de morte acidental e de homicídio.
e) Não se descarta o suicídio, vez que o acionamento do gatilho poderia ter ocorrido com as extremidades dos membros inferiores da vítima.
Solução
Alternativa correta: E) Não se descarta o suicídio, vez que o acionamento do gatilho poderia ter ocorrido com as extremidades dos membros inferiores da vítima. De acordo com o gabarito AVA.
Essa alternativa sugere que a vítima poderia ter usado os membros inferiores (pernas ou pés) para acionar o gatilho da arma, o que poderia explicar a distância entre o gatilho e a boca do cano da arma. Portanto, apesar das distâncias aparentemente incongruentes com um suicídio tradicional usando as mãos, essa possibilidade não pode ser descartada com base nas informações fornecidas.
Assuntos: Criminalística, Vestígios, Indícios e Evidências
Vídeo Sugerido: YouTube