Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

A Declaração Mundial sobre Educação para Todos diz que

Atualizado em 03/04/2024

A Declaração Mundial sobre Educação para Todos diz que: “Um compromisso efetivo para superar as disparidades educacionais deve ser assumido. Os grupos excluídos - os pobres: os meninos e meninas de rua ou trabalhadores; as populações das periferias urbanas e zonas rurais os nómades e os trabalhadores migrantes; os povos indígenas; as minorias étnicas, raciais e linguísticas: os refugiados; os deslocados pela guerra; e os povos submetidos a um regime de ocupação - não devem sofrer qualquer tipo de discriminação no acesso às oportunidades educacionais. ”

Segundo o texto citado da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, os grupos compreendidos como excluídos devem ser contemplados com a educação e não devem sofrer qualquer tipo de discriminação. Assinale a alternativa que corresponde ao processo real de oferecimento da educação para toda a população.

a) A educação básica é fundamental para que possa se construir as etapas mais adiantadas do conhecimento. Desta forma ela está presente e oferecida para toda a população em todo o mundo.
b) A educação é oferecida por todos os países porque é a partir do desenvolvimento da educação que há a formação dos valores culturais e morais comuns.
c) A proposta de oferta de educação sem discriminação para grupos sociais menos privilegiados teve total aceitação por todos os países que implementaram rapidamente políticas de educação para toda a população.
d) As chances oferecidas numa sociedade multicultural não são distribuídas equitativamente, pois as minorias sociais não têm acesso aos bens e direitos fundamentais que as classes sociais mais privilegiadas têm.


Solução

Alternativa correta: D) As chances oferecidas numa sociedade multicultural não são distribuídas equitativamente, pois as minorias sociais não têm acesso aos bens e direitos fundamentais que as classes sociais mais privilegiadas têm. De acordo com o gabarito AVA.

Análise das alternativas:

a) Educação básica fundamental, mas não universal:
Embora a educação básica seja fundamental para o desenvolvimento individual e social, a realidade é que nem toda a população tem acesso a ela de forma universal e de qualidade. Fatores como pobreza, exclusão social, conflitos e discriminação impedem que muitos grupos sociais, especialmente os mais vulneráveis, usufruam plenamente do direito à educação.

b) Educação para desenvolvimento de valores, mas não para todos:
A educação, de fato, contribui para a formação de valores culturais e morais, mas a oferta de educação não é homogênea em todos os países. Países em desenvolvimento, por exemplo, podem enfrentar desafios como infraestrutura precária, escassez de recursos e falta de qualificação docente, dificultando o acesso à educação de qualidade para toda a população.

c) Proposta de educação sem discriminação, mas não implementada:
A Declaração Mundial sobre Educação para Todos propõe a oferta de educação sem discriminação para grupos sociais menos privilegiados. No entanto, essa proposta ainda não se tornou realidade em muitos países. A implementação de políticas públicas eficazes para garantir o acesso à educação de qualidade para todos ainda é um desafio a ser superado.

d) Desigualdade no acesso à educação:
A alternativa d) destaca a realidade da desigualdade no acesso à educação, que é um problema persistente em sociedades multiculturais. Minorias sociais, como grupos étnicos marginalizados, pessoas com deficiência e refugiados, frequentemente enfrentam obstáculos que limitam suas oportunidades educacionais.

O acesso à educação de qualidade para todos é um direito fundamental e um objetivo ainda em busca de concretização. As desigualdades sociais e as disparidades no acesso à educação representam desafios que precisam ser enfrentados por meio de políticas públicas eficazes e ações que promovam a inclusão e a equidade.

Assuntos: Declaração de Jomtien, Declaração Mundial sobre Educação para Todos

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora