Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
"A educação bilíngue para surdos em nosso tempo, ganha esta
"A educação bilíngue para surdos em nosso tempo, ganha esta configuração e nome a partir das lutas pelo uso das línguas de sinais como língua nacional. A cada passo legal, iniciado há vinte anos com a conhecida "Lei de Libras" (Lei 10.436/2002), a educação bilíngue passa a se tornar realidade nas práticas institucionais."
(CARVALHO e MACHADO, 2022. p. 5)
Analise as assertivas e a relação entre elas.
I - Quando a criança é surda e filha de pais surdos fluentes em Libras, o desenvolvimento linguistico ocorrerá naturalmente e ela terá um repertório linguístico na Libras constituído ao ingressar na escola.
II - Assim como ocorre com os ouvintes, será necessário que a escola também promova a esses alunos o avanço na sua primeira língua, pois é através dela que os surdos se desenvolvem linguisticamente e cognitivamente.
Solução
Alternativa correta: b) As afirmativas I e II estão corretas e a afirmativa II complementa a afirmativa I. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a b) porque ambas as afirmativas estão corretas e a afirmativa II complementa a afirmativa I, explicando como o desenvolvimento linguístico e cognitivo de crianças surdas deve ser apoiado pela escola.
A afirmativa I destaca que crianças surdas, quando criadas por pais surdos fluentes em Libras, desenvolvem naturalmente um repertório linguístico na língua de sinais antes de ingressar na escola. Esse ponto é crucial porque estabelece que a exposição precoce e contínua à Libras permite um desenvolvimento linguístico comparável ao das crianças ouvintes expostas a uma língua falada desde o nascimento.
A afirmativa II complementa essa ideia ao enfatizar a necessidade de a escola continuar a promover o desenvolvimento da primeira língua desses alunos, que no caso é a Libras. Assim como crianças ouvintes necessitam de estímulo contínuo em sua língua materna para desenvolvimento linguístico e cognitivo, crianças surdas precisam de um ambiente educacional que apoie e expanda suas habilidades na Libras. Dessa forma, a afirmativa II reforça e amplia a compreensão de como a educação bilíngue deve ser estruturada para crianças surdas, garantindo seu pleno desenvolvimento linguístico e cognitivo.
Assuntos: Políticas públicas de educação inclusiva, Desenvolvimento linguístico em crianças surdas, Impacto da Lei de Libras na educação
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