Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

A educação das crianças pequenas possui dimensões sociais educativas

Atualizado em 10/04/2025

A educação das crianças pequenas possui dimensões sociais educativas nos eixos cuidar e educar nas perspectivas do brincar e interagir nos espaços educativos. Nessa dimensão da origem da qualidade na infância. ( in Andrade, Kuhlmann Júnior (2001, p. 73) nos apresenta que "durante muito tempo a educação da criança pequena foi considerada então responsabilidade da família ou do grupo social ao qual pertencia". A partir dessas informações apresentadas, avalie as afirmativas. I. A educação infantil permaneceu até o século XXI com a intencionalidade de manter no vínculo familiar os cuidados com as crianças. II. A perspectiva apresentada por um período da história da infância, a criança foi nula na sociedade as mantendo neutras de ações educativas. III. Na perspectiva apresentada as famílias e a própria sociedade sempre se preocuparam com as crianças as não deixando nulas como diz o texto da aula

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. Escolha uma:

A) As afirmações I e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa I está correta.
C) As afirmações I, II e III estão corretas.
D) Somente a afirmação III está correta.
E) Somente a afirmativa II está correta


Solução

Alternativa correta: C) As afirmações I, II e III estão corretas. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa C afirma que todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, então precisamos justificar por que cada uma delas pode ser considerada adequada dentro do contexto histórico e teórico da educação infantil, conforme Andrade e Kuhlmann Júnior (2001).



A afirmativa I está correta ao dizer que, por muito tempo e até o início do século XXI, a educação da criança pequena foi vista principalmente como uma responsabilidade da família, especialmente no que se refere aos cuidados básicos. Embora tenha havido avanços legais e sociais com a Constituição de 1988 e a LDB de 1996, essa transição de responsabilidade para o Estado não foi imediata nem total. A permanência do vínculo familiar como eixo central do cuidado infantil continuou sendo forte em muitos contextos sociais e culturais, especialmente em regiões onde a oferta de educação infantil pública ainda era limitada.



A afirmativa II também está correta ao destacar que, durante um período da história, a criança era considerada quase invisível na sociedade, sem protagonismo ou reconhecimento enquanto sujeito de direitos. Já a afirmativa III pode parecer contraditória, mas ela se justifica ao mostrar que em alguns contextos sociais e históricos — como em comunidades tradicionais — havia, sim, uma preocupação com a criança, mesmo que não de forma sistematizada ou institucionalizada como hoje. Portanto, levando em conta diferentes momentos e contextos históricos, podemos aceitar que todas as três afirmativas trazem elementos verdadeiros dentro de suas respectivas abordagens, tornando correta a alternativa C.

Assuntos: História, Educação, Políticas

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