Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

A educação nos anos iniciais precisa se direcionar a educaçao

Atualizado em 18/02/2025

A educação nos anos iniciais precisa se direcionar à estimulação da curiosidade e busca por um desenvolvimento da compreensão da criança em relação a si mesma e sua posição em relação ao mundo. Os educadores devem ser capazes de criar um ambiente capaz de proporcionar o adequado espaço para que a criança alcance tais aspectos. Sobre as estratégias e práticas que os educadores devem se propor a fim de auxiliar a criança ao longo deste processo, pode-se dizer que:
É importante que o educador não utilize estratégias de gratificação e reconhecimento das conquistas da criança, a fim de não as tornar habituadas à necessidade de recompensa e gratificação no processo de aprendizagem.

É importante que o educador possa utilizar estratégias de gratificação a fim de reconhecer as conquistas e avanços da criança, a fim de gerar engajamento e motivação no processo de aprendizagem.

É importante que o educador, desde os primeiros anos, possa estimular um ambiente competitivo em sala de aula a fim de estimular as crianças a buscarem sempre o seu melhor.

É importante que o educador utilize práticas punitivas e de castigo, a fim de corrigir os erros e problemas apresentados pelas crianças no processo de aprendizagem.

É importante que o educador se abstenha e seja o mais neutro possível na sua relação com a criança, pois faz parte do papel dos cuidadores estimular e reforçar as conquistas e avanços da criança no processo de aprendizagem.


Solução

Alternativa correta: É importante que o educador não utilize estratégias de gratificação e reconhecimento das conquistas da criança, a fim de não as tornar habituadas à necessidade de recompensa e gratificação no processo de aprendizagem. De acordo com o gabarito AVA.


"É importante que o educador possa utilizar estratégias de gratificação a fim de reconhecer as conquistas e avanços da criança, a fim de gerar engajamento e motivação no processo de aprendizagem."



A razão para isso é que a gratificação, quando utilizada de forma apropriada, pode ser uma estratégia positiva para estimular a motivação e o engajamento das crianças no processo de aprendizagem. Recompensas não precisam ser necessariamente materiais, podendo ser gestos de reconhecimento, elogios ou a celebração das pequenas conquistas, o que contribui para que a criança sinta-se valorizada e motivada a continuar se esforçando. Essa abordagem, baseada no reforço positivo, é muito eficaz para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos alunos, ajudando-os a se sentir mais confiantes em suas habilidades.



As outras alternativas envolvem práticas que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento saudável da criança, como o estímulo à competição excessiva, punições ou a neutralidade extrema do educador, o que pode dificultar a criação de um ambiente acolhedor e estimulante. O foco nos primeiros anos de escolarização deve ser no desenvolvimento de uma atitude positiva em relação à aprendizagem, valorizando o esforço e o progresso, sem recorrer à dependência de recompensas externas ou punições que possam gerar ansiedade e desmotivação.

Assuntos: Pedagogia, Psicologia Educacional, Didática

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