Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A globalização, entendida como um fenômeno histórico, tem na década
A globalização, entendida como um fenômeno histórico, tem na década de 80 a sua denominação e pode ser entendido como uma descrição do movimento unificador da economia e da política. Suas origens podem ser remontadas ao século XV por ocasião do movimento histórico das grandes navegações na Europa. Em relação a globalização, analise as afirmações a seguir:
I. No cenário contemporâneo, a globalização encontra nos meios de comunicação, de transporte e tecnológicos fortes aliados, que potencializam o seu poder, pois agilizam as trocas informacionais que ocorrem de forma simultânea e em escala mundial.
II. Ainda que a globalização possibilite o acesso à tecnologia, à ciência e à pesquisa a nível mundial, não é possível compreender a ação educativa fora do contexto da alienação, uma vez que os valores da sociedade moderna capitalista atravessam as políticas públicas educacionais.
III. Por ser um direito constitucional, o acesso à educação no Brasil ocorre da mesma forma para todas as classes sociais, principalmente no contexto social contemporâneo, pois o índice de desempenho da escola nacional é um dos melhores do mundo.
IV. Governos têm adotado projetos educacionais padronizados pelo mercado internacional e, no caso do Brasil, podemos citar como exemplos dessa nova realidade, a adoção e reformas na escola pública de Ensino Médio, bem como em seu projeto curricular.
Solução
Alternativa correta: Apenas a I está correta. De acordo com o gabarito AVA.
Apoio da Comunicação, Transporte e Tecnologia na Globalização (I):
A afirmação I é correta ao apontar que a globalização contemporânea é fortemente apoiada por avanços em meios de comunicação, transporte e tecnologia. Estes elementos facilitam a rápida troca de informações e mercadorias em escala global, promovendo uma interconectividade sem precedentes. A internet, por exemplo, permite a comunicação instantânea e o comércio eletrônico, enquanto avanços em transporte aéreo e marítimo facilitam a movimentação rápida de pessoas e produtos.
Ação Educativa e Alienação (II):
A afirmação II é problemática porque implica que a educação no contexto da globalização é necessariamente alienante devido à influência de valores capitalistas. No entanto, a ação educativa pode ser entendida de múltiplas formas e não está confinada a um único modelo de alienação. A globalização também possibilita a troca de conhecimentos e práticas pedagógicas inovadoras, que podem enriquecer a educação em vez de aliená-la.
Igualdade no Acesso à Educação no Brasil (III):
A afirmação III é incorreta, pois a realidade do acesso à educação no Brasil não é igual para todas as classes sociais. Existem grandes disparidades no acesso e na qualidade da educação entre diferentes regiões e grupos socioeconômicos. Além disso, o índice de desempenho da educação brasileira, como medido por avaliações internacionais como o PISA, não é um dos melhores do mundo, o que refuta a alegação de desempenho superior.
Padronização Educacional pelo Mercado Internacional (IV):
A afirmação IV simplifica a complexidade das reformas educacionais no Brasil ao sugerir que elas são simplesmente padronizações impostas pelo mercado internacional. Embora haja influências globais, as reformas educacionais são moldadas por diversos fatores, incluindo necessidades locais, políticas governamentais e contextos socioeconômicos específicos. As reformas no ensino médio, por exemplo, são influenciadas tanto por tendências globais quanto por demandas internas de melhoria da qualidade educacional.
Portanto, somente a afirmação I reflete com precisão a realidade da globalização e seu impacto nas comunicações e transportes, enquanto as outras afirmações contêm erros factuais ou interpretações simplistas.
Assuntos: Impacto da Tecnologia na Globalização, Desigualdade Educacional no Brasil, Influência das Políticas Globais nas Reformas Educacionais
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