Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
As adaptações curriculares consistem em possibilitar o caminho para o
As adaptações curriculares consistem em possibilitar o caminho para o atendimento às necessidades específicas de aprendizagem dos alunos, de forma que a identificação dessas “necessidades” requerem que os sistemas educacionais modifiquem não apenas as suas atitudes e expectativas em relação a esses alunos, mas que organizem-se para construir uma real escola para todos, que dê conta dessas especificidades. Assim, considerando o que estudamos ao longo desta disciplina, foi possível compreender que as adaptações curriculares ocorrem mediante a:
I. Adaptações no nível do projeto pedagógico (currículo escolar) que devem focar principalmente, a organização escolar e os serviços de apoio, propiciando condições estruturais que possam ocorrer no nível de sala de aula e no nível individual.
II. Adaptações relativas às políticas públicas, que se referem, principalmente, à programação das atividades elaboradas para sala de aula.
III. Adaptações relativas ao currículo da classe, que se referem, principalmente, à programação das atividades elaboradas para sala de aula.
IV. Adaptações individualizadas do currículo, que focam a atuação do professor na avaliação e no atendimento a cada aluno.
V. Adaptações coletivas que focam a atuação da classe, na socialização e na cooperação de cada aluno.
É correto afirmar:
a) I, III e a IV apenas.
b) I, II, III e IV apenas.
c) I, II e V apenas.
d) III e IV apenas.
e) II e V apenas.
Solução
Alternativa correta: a) I, III e a IV apenas. De acordo com o gabarito AVA.
A resposta correta é a alternativa a) I, III e IV apenas porque as assertivas I, III e IV refletem a abordagem correta das adaptações curriculares no contexto da educação inclusiva. A assertiva I destaca a importância de adaptar o projeto pedagógico no nível escolar, promovendo condições estruturais e organizacionais que atendam às necessidades dos alunos. A modificação do currículo, no nível de sala de aula e individual, visa garantir que todos os alunos tenham acesso igual ao conteúdo e ao ambiente educacional, considerando suas especificidades.
A assertiva III é correta porque trata das adaptações curriculares no nível das atividades de sala de aula. Essas adaptações devem ser feitas por meio da modificação das atividades propostas, considerando as necessidades dos alunos. Isso implica a flexibilidade do currículo e a modificação da programação de forma a atender os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos, o que é uma das bases do ensino inclusivo.
A assertiva IV também é válida, pois se refere às adaptações individualizadas, que são cruciais para o atendimento das necessidades de cada aluno. Isso envolve, por exemplo, ajustes na avaliação e nas metodologias utilizadas, para garantir que cada aluno tenha a melhor oportunidade de aprender de acordo com suas próprias características e dificuldades. As alternativas II e V não são corretas, pois não abordam de forma precisa o papel das políticas públicas no planejamento curricular e não refletem adequadamente o foco das adaptações coletivas no contexto educacional.
Assuntos: Educação Inclusiva, Pedagogia, Políticas Públicas de Educação
Vídeo Sugerido: YouTube