Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A autenticidade em sala de aula de Matemática pode ser experimentada
A autenticidade em sala de aula de Matemática pode ser experimentada por meio de três princípios básicos. Marque aquele item que não traz um desses princípios:
Marque aquele item que não traz um desses princípios:
A) O princípio da autoridade do professor em que ele determina e controla todas as atividades em sala de aula.
B) O princípio da autenticidade na utilização dos métodos de trabalho pelos estudantes.
C) O princípio do encontro do estudante com a área do conhecimento matemático.
D) O princípio da utilização pelos professores de tarefas matemáticas autênticas.
Solução
Alternativa correta: A) O princípio da autoridade do professor em que ele determina e controla todas as atividades em sala de aula. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a a. O princípio da autoridade do professor em que ele determina e controla todas as atividades em sala de aula porque esse conceito vai contra os princípios da autenticidade na aprendizagem. Na educação matemática autêntica, a ênfase é no envolvimento ativo dos alunos, no estímulo à exploração e à resolução de problemas de forma autônoma, e na promoção de um ambiente colaborativo. O papel do professor é orientar, apoiar e proporcionar as condições para que os alunos possam desenvolver sua própria compreensão e habilidades, e não controlar todas as atividades de maneira rígida.
No modelo tradicional, o professor é muitas vezes visto como a autoridade central que dita todos os aspectos da aula. No entanto, esse estilo de ensino limita a possibilidade de os alunos experimentarem e se engajarem com a matemática de maneira mais significativa, como exige a abordagem autêntica. A autenticidade envolve mais do que apenas transmitir conhecimento; ela propõe que os estudantes sejam desafiados por tarefas reais, que construam seu próprio entendimento e que, ao fazer isso, se sintam como participantes ativos no processo de aprendizagem.
Os outros princípios mencionados nas alternativas b, c e d são componentes centrais para promover uma educação matemática autêntica. Eles envolvem a utilização de métodos de trabalho pelos estudantes, a oportunidade de se conectar com o conteúdo matemático de forma prática e relevante e a aplicação de tarefas autênticas que refletem problemas reais. Essas práticas favorecem um ambiente em que a aprendizagem não é imposta, mas sim construída de maneira colaborativa, reflexiva e ativa pelos alunos, alinhando-se aos princípios de uma pedagogia mais moderna e eficaz.
Assuntos: Didática, Psicologia da Educação, Educação Matemática
Vídeo Sugerido: YouTube