Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Compreendendo a didática como uma prática indutora do processo de

Atualizado em 24/03/2025

Compreendendo a didática como uma prática indutora do processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar que: selecione uma alternativa:

a) as situações didáticas são forjadas por uma confluência entre o método, as técnicas e a mediação.
B) a didática é um conjunto de relações técnicas entre professores e alunos.
C) a didática é um conjunto de relações estritamente teóricas sobre o conhecimento.
D) a didática é uma ferramenta que pouco contribui para que o professor possa ampliar sua prática.
E) a didática é uma ferramenta direcionada exclusivamente a prática docente, mas que não interfere na aprendizagem dos alunos


Solução

Alternativa correta: a) as situações didáticas são forjadas por uma confluência entre o método, as técnicas e a mediação. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa a) as situações didáticas são forjadas por uma confluência entre o método, as técnicas e a mediação é a correta porque a didática é uma prática dinâmica que envolve a interação de diferentes elementos para promover a aprendizagem. O método refere-se à abordagem ou estratégia de ensino utilizada pelo professor, enquanto as técnicas são os recursos e atividades específicas que facilitam a aprendizagem. A mediação é o papel do professor em interagir e orientar os alunos durante o processo de ensino. Todos esses elementos trabalham juntos para criar um ambiente favorável ao aprendizado.



Ao dizer que as situações didáticas são forjadas por essa confluência, a alternativa destaca que a prática pedagógica não é apenas sobre aplicar uma técnica ou método de forma isolada. O ensino efetivo surge da combinação inteligente de abordagens pedagógicas, atividades práticas e a mediação ativa do professor, adaptando-se às necessidades dos alunos. O professor deve ser capaz de ajustar sua prática conforme o contexto, utilizando métodos e técnicas adequadas, enquanto exerce a mediação entre o conteúdo e os alunos.



Portanto, essa confluência entre o método, as técnicas e a mediação é essencial para uma prática didática eficaz. A interação entre esses três aspectos cria um processo de ensino-aprendizagem mais completo e enriquecedor, favorecendo o engajamento dos alunos e a aquisição de conhecimentos de forma significativa.

Assuntos: Didática, Pedagogia, Psicologia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora