Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Caride 2017 coloca dois grandes estímulos para a educação nao escolar
Caride 2017 coloca dois grandes estímulos para a educação nao escolar na atualidade educar para a vida a parti da propria vida e educar em e para a cidadania em uma sociedade em rede
( ) educar para a vida a parti da propria vida se refere a necessidade de que as açoes educativas desenvolvidas em espaço nao escolares promovam saberes copetencias e valores que estejam associados ao deenvolvimento sustentavel
( ) educar em e para a cidadania em uma sociedade em uma sociedae em rede refere-se a conciliar os direito individuais e o vinculo que cada pessoa estabelece com a comunidade
( ) a eduçaçao nao escolar possui o desavio de oferecer oportunidades nas quais os educandos possam tecer laçoes entre as responsabilidades que eles tem como o membro de redes sociais mais amplas
Leia as afirmaçoes relacionadas ao contexto apresentato escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alterntiva correta
A) V,V,V
B) F,V,F
Solução
Alternativa correta: A) V,V,V. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa A é correta porque reflete a compreensão abrangente de como a educação não escolar deve se articular com a vida cotidiana dos educandos. Ao educar para a vida a partir da própria vida, as ações educativas precisam estar intimamente ligadas às experiências práticas dos alunos, promovendo saberes e competências que sejam relevantes e aplicáveis no contexto do desenvolvimento sustentável. Essa abordagem garante que a educação não seja apenas teórica, mas sim uma ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e engajados em suas comunidades.
Além disso, a afirmação de que educar em e para a cidadania envolve a conciliação dos direitos individuais e o vínculo com a comunidade é fundamental para a formação de uma sociedade mais coesa e participativa. A educação deve estimular os alunos a reconhecerem sua posição como indivíduos que possuem direitos, mas também responsabilidades sociais. Esse entendimento é essencial para que os educandos se tornem cidadãos ativos, capazes de contribuir para o bem-estar coletivo.
Por fim, a educação não escolar deve enfrentar o desafio de criar oportunidades para que os educandos desenvolvam laços com suas responsabilidades enquanto membros de redes sociais mais amplas. Isso significa que, além de adquirir conhecimentos, os alunos devem ser incentivados a praticar a cidadania, promovendo ações que fortaleçam a solidariedade e a colaboração em suas comunidades. Assim, a alternativa A, que considera todas essas dimensões, é a mais adequada
Assuntos: Educação para a Vida a Partir da Própria Vida, Cidadania em uma Sociedade em Rede, Desafios da Educação Não Escolar
Vídeo Sugerido: YouTube