Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem grande
Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem grande influência, sendo eles os responsáveis por fortalecer um comportamento. Os estímulos reforçadores podem ser divididos em reforços positivos e negativos, cada qual possui sua aplicação específica e consequências derivantes. Da mesma forma que existe um reforço, existem os punidores.
( ) É chamada de punição de remoção, quando existe a retirada de consequências agradáveis ao sujeito.
( ) Quando envolve uma cobrança aos sujeitos que se comportam de forma inadequada podemos chamar de custo de resposta.
( ) A retirada do sujeito do local a qual apresentou um comportamento inadequado para outro local, assim fazendo com que o mesmo reflita sobre seu comportamento, sozinho, por algum tempo, pode ser considerado uma punição.
( ) Alterar atividades agradáveis com menos agradáveis, fazendo que a participação das atividades agradáveis dependa da conclusão das atividades menos agradáveis é um punidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
A) F - F - V - F.
B) V - F - F - V.
C) V - V - V - F.
D) F - V - F - V
Solução
Alternativa correta: C) V - V - V - F. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa C) V - V - V - F é a correta porque as três primeiras afirmativas estão de acordo com a definição e os conceitos de punição, enquanto a última afirmativa apresenta um erro. A primeira afirmativa é verdadeira, pois a punição de remoção, também conhecida como punição negativa, ocorre quando algo agradável é retirado em resposta a um comportamento inadequado, levando à diminuição desse comportamento.
A segunda afirmativa também é verdadeira. O "custo de resposta" refere-se a consequências negativas que ocorrem como resultado de um comportamento, o que se alinha ao conceito de punição. Quando os sujeitos enfrentam cobranças ou penalizações por comportamentos indesejados, isso pode ser considerado um custo que desencoraja a repetição desse comportamento.
A terceira afirmativa é verdadeira, pois a retirada do sujeito de um ambiente onde ele apresentou um comportamento inadequado pode funcionar como uma forma de punição, permitindo que ele reflita sobre suas ações. Por outro lado, a última afirmativa é falsa, pois o ato de tornar atividades agradáveis dependentes da conclusão de atividades menos agradáveis não é necessariamente um punidor, mas sim uma estratégia de motivação. Portanto, a sequência correta é V - V - V - F, justificando a escolha da alternativa C.
Assuntos: Psicologia Comportamental, Educação, Psicologia Educacional
Vídeo Sugerido: YouTube