Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem grande

Atualizado em 16/10/2024

Dentro do processo de aprendizagem, os reforçadores possuem grande influência, sendo eles os responsáveis por fortalecer um comportamento. Os estímulos reforçadores podem ser divididos em reforços positivos e negativos, cada qual possui sua aplicação específica e consequências derivantes. Da mesma forma que existe um reforço, existem os punidores.

( ) É chamada de punição de remoção, quando existe a retirada de consequências agradáveis ao sujeito.

( ) Quando envolve uma cobrança aos sujeitos que se comportam de forma inadequada podemos chamar de custo de resposta.

( ) A retirada do sujeito do local a qual apresentou um comportamento inadequado para outro local, assim fazendo com que o mesmo reflita sobre seu comportamento, sozinho, por algum tempo, pode ser considerado uma punição.

( ) Alterar atividades agradáveis com menos agradáveis, fazendo que a participação das atividades agradáveis dependa da conclusão das atividades menos agradáveis é um punidor.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

A) F - F - V - F.
B) V - F - F - V.
C) V - V - V - F.
D) F - V - F - V


Solução

Alternativa correta: C) V - V - V - F. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa C) V - V - V - F é a correta porque as três primeiras afirmativas estão de acordo com a definição e os conceitos de punição, enquanto a última afirmativa apresenta um erro. A primeira afirmativa é verdadeira, pois a punição de remoção, também conhecida como punição negativa, ocorre quando algo agradável é retirado em resposta a um comportamento inadequado, levando à diminuição desse comportamento.



A segunda afirmativa também é verdadeira. O "custo de resposta" refere-se a consequências negativas que ocorrem como resultado de um comportamento, o que se alinha ao conceito de punição. Quando os sujeitos enfrentam cobranças ou penalizações por comportamentos indesejados, isso pode ser considerado um custo que desencoraja a repetição desse comportamento.



A terceira afirmativa é verdadeira, pois a retirada do sujeito de um ambiente onde ele apresentou um comportamento inadequado pode funcionar como uma forma de punição, permitindo que ele reflita sobre suas ações. Por outro lado, a última afirmativa é falsa, pois o ato de tornar atividades agradáveis dependentes da conclusão de atividades menos agradáveis não é necessariamente um punidor, mas sim uma estratégia de motivação. Portanto, a sequência correta é V - V - V - F, justificando a escolha da alternativa C.

Assuntos: Psicologia Comportamental, Educação, Psicologia Educacional

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora