Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Referenciais Curriculares Na

Atualizado em 28/11/2024

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Referenciais Curriculares Nacional (RCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tantos outros documentos normativos objetivam orientar a organização dos currículos em todo território nacional. A partir destas propostas o professor e a instituição que representa devem organizar suas ações. Nenhum documento apresenta lista de conteúdos, mas sim, aprendizagens, ações e considerações sobre a criança em desenvolvimento, que devem ser consideradas.

A partir das informações presentes nos diferentes documentos normativos citados como exemplos, podemos afirmar que:

a)Entre as propostas está a alfabetização de todas as crianças até o fim do 3º ano do Ensino Fundamental.
b)A BNCC traz como foco as aprendizagens enquanto direito, para todos os estudantes do país.
c)As DCNs e RCNs elencam as competências e habilidades que devem ser trabalhadas ao longo da Educação Básica.
d)As RCNs estabelecem competências gerais onde temos medidas comportamentais sendo colocadas em prática.
e)As DCNs tratam, especificamente, das práticas alfabetizadoras que precisam ser organizadas nas escolas.


Solução

Alternativa correta: b)A BNCC traz como foco as aprendizagens enquanto direito, para todos os estudantes do país. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta é b) A BNCC traz como foco as aprendizagens enquanto direito, para todos os estudantes do país, pois a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi elaborada para garantir a igualdade de oportunidades educacionais em todo o Brasil. Ela define as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas por todos os alunos ao longo da Educação Básica, garantindo que as crianças, independentemente da sua origem, acesso à educação ou contexto social, tenham o direito de adquirir um conjunto mínimo de conhecimentos e habilidades. Dessa forma, a BNCC tem um foco explícito na educação como um direito universal, buscando promover a equidade no acesso e na qualidade da educação.



Além disso, a BNCC não apenas organiza o currículo de maneira sistemática e progressiva, mas também busca assegurar que todos os alunos desenvolvam competências e habilidades fundamentais para a vida, em diversas áreas do conhecimento. Isso inclui competências cognitivas, emocionais e sociais, que são tratadas como direitos dos estudantes, e não como privilégios. Dessa forma, a BNCC reflete um compromisso com a educação integral e inclusiva, reconhecendo a diversidade e respeitando os diferentes contextos de aprendizagem.



Outros documentos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os Referenciais Curriculares Nacionais (RCNs), também visam orientar o ensino no Brasil, mas a BNCC é o documento mais recente e central, com um foco mais direto nas aprendizagens essenciais para todos os estudantes e no direito universal à educação de qualidade. A ênfase na aprendizagem como direito reflete a ideia de que a educação deve ser acessível e significativa para todos, independentemente das condições de cada estudante. Assim, a alternativa b está correta, pois sintetiza a essência da BNCC de garantir que todos os alunos tenham direito ao aprendizado.

Assuntos: Educação Sociopolítica, Filosofia da Educação, Pedagogia e Didática

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