Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Para Foucault, as palavras e as coisas apresentam

Atualizado em 28/11/2024

Para Foucault, as palavras e as coisas apresentam uma relação histórica, sendo esta relação repleta de construções, interpretações e perpassada por relações de poder. De acordo com o autor, o discurso não é compreendido apenas como um conteúdo representado por um sistema de signos, mas também como"[. ] práticas que formam sistematicamente os objetos de que fala [. ]" (FOUCAULT, 2012, p. 60). FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. Considerando a relação de poder e discurso, analise as afirmativas a seguir:
I - É na linguagem e por meio dela que lidamos com as tensões próprias ao modo de nos relacionarmos.
II - A instituição, o poder e a hierarquia são determinações históricas que constituem as condições de produção de todo discurso.
III - As relações de força fazem parte das disputas pelos sentidos, de fazer ouvir uma demanda e da luta para ser reconhecido.
IV - Somos sujeitos de linguagem, na formação social, ocupamos a forma-sujeito de direito.

Somos significados pelos sentidos que compõem a forma-sujeito. É correto o que se afirma em:

a) I, II e IV, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.
E) I e IV, apenas


Solução

Alternativa correta: D) I, II, III e IV. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa D ("I, II, III e IV") é a correta porque todas as afirmativas estão alinhadas com o pensamento de Michel Foucault, especialmente no contexto de A arqueologia do saber. Em primeiro lugar, Foucault considera que a linguagem é um dos principais meios pelos quais as relações de poder se estabelecem. As palavras não são apenas representações de significados, mas também práticas que formam as realidades sociais e as identidades. Assim, a afirmativa I, ao afirmar que "é na linguagem e por meio dela que lidamos com as tensões próprias ao modo de nos relacionarmos", está corretamente vinculada à ideia de que a linguagem é um campo de disputas e de organização das relações de poder.



Além disso, Foucault argumenta que a produção de qualquer discurso é condicionada pelas instituições, pelo poder e pela hierarquia, sendo esses elementos históricos que moldam o que é dito e como é dito. A afirmativa II, que afirma que "a instituição, o poder e a hierarquia são determinações históricas que constituem as condições de produção de todo discurso", está de acordo com a visão de Foucault de que o discurso não é neutro, mas é atravessado pelas forças sociais e históricas.



As afirmativas III e IV também se alinham com a teoria de Foucault, pois ele entende as relações de poder como dinâmicas que envolvem disputas pelos significados e pelo reconhecimento. A afirmativa III reflete essa luta pelo reconhecimento e pela legitimação dos sentidos, enquanto a afirmativa IV, ao destacar que somos "significados pelos sentidos que compõem a forma-sujeito", está alinhada com a ideia de que o sujeito é constituído por discursos sociais, sendo moldado historicamente pelas formas de poder. Assim, todas as afirmativas representam aspectos fundamentais da teoria de Foucault, justificando a alternativa D como correta.

Assuntos: Filosofia, Sociologia, Teoria da Comunicação

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