Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Érica é a professora encarregada de uma oficina de fotografia desenvo

Atualizado em 15/05/2025

Érica é a professora encarregada de uma oficina de fotografia desenvolvida num centro comunitário em um bairro de periferia. Conversando com o educador encarregado das atividades educativas de todo o centro, Érica expressa suas preocupações: “Fico tão frustrada! Eles não estão conseguindo dominar algumas das técnicas que eu estou passando para eles. Já expliquei para eles milhões de vezes como fazer o Light Painting, a Dupla exposição, o jogo de zoom, e o trabalho na contraluz, mas ele não consegue! Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir: I. O educador coordenador do centro poderia responder que, no trabalho com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, embora a competência técnica seja importante, eles já estão aprendendo muito ao estar em grupo, ao conviver e ao discutir sobre fotografias que mostram sua realidade. II. O educador coordenador do centro poderia responder que, no trabalho com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, o importante é conseguir reconhecer aqueles que estão especialmente dotados para a fotografia e trabalhar principalmente com eles. III. O educador coordenador do centro poderia responder que, no trabalho com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, o mais importante é que os alunos desenvolvam competências técnicas, portanto, Erica precisa imaginar estratégias pedagógicas mais efetivas.

Selecione uma alternativa:

a) II e III, apenas.
b) I apenas
c) III apenas.
d) II, apenas.
e) I e III, apenas.


Solução

Alternativa correta: e) I e III, apenas. De acordo com o gabarito AVA.


A alternativa correta para a questão é e) I e III, apenas. Para entender essa resposta, é importante analisar o contexto educacional proposto. A afirmativa I destaca que, em um ambiente de vulnerabilidade, os jovens estão aprendendo muito mais do que as competências técnicas; estão aprendendo a trabalhar em grupo, a refletir sobre a realidade que vivem e a discutir sobre as suas próprias experiências por meio da fotografia. Essa abordagem é crucial, pois a educação não se limita apenas ao aprendizado técnico, mas também ao desenvolvimento social e emocional dos alunos, algo vital para pessoas em situações de vulnerabilidade.



A afirmativa III também é relevante, pois ao trabalhar com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, é importante que o educador se preocupe em desenvolver competências técnicas, mas de uma maneira que seja mais acessível e adequada à realidade dos alunos. Erica precisa adaptar suas estratégias pedagógicas para que o aprendizado técnico não seja uma barreira, mas sim uma ferramenta para expressar a realidade dos alunos e ajudá-los a se desenvolverem na prática fotográfica, respeitando seu ritmo de aprendizado.



A afirmativa II, por outro lado, não é ideal, pois sugere que o foco deveria ser apenas nos alunos "dotados" para a fotografia. Em um ambiente educacional inclusivo e em situações de vulnerabilidade, o objetivo é proporcionar oportunidades de aprendizado a todos, e não apenas aos mais talentosos, garantindo que cada um tenha a chance de se desenvolver, independentemente de suas habilidades iniciais. Portanto, a combinação das afirmativas I e III reflete uma abordagem mais holística e inclusiva, focada tanto no desenvolvimento social quanto no técnico.

Assuntos: Pedagogia , Psicologia , Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora