Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
Inicialmente em seus estudos, Michel Foucault tratou de compreender
Inicialmente em seus estudos, Michel Foucault tratou de compreender os discursos em que o próprio sujeito é colocado como objeto de saber a partir dos processos de objetivação e subjetivação. Esses processos complementam-se e tornam possível o sujeito como objeto de conhecimento, ou seja, tudo que o sujeito compreende sobre si mesmo como sujeito legítimo de determinado tipo de conhecimento nas suas relações sujeito-objeto. Por meio desses processos, o sujeito se coloca no mundo e nele produz tanto quanto é produzido por esse mundo. Para Foucault, são processos que se relacionam por meio de jogos da verdade. Esses jogos não seriam a descoberta de coisas verdadeiras, mas regras daquilo que um sujeito pode dizer entre o falso e o verdadeiro. Ou seja, os modos pelos quais os discursos podem ou não se tornar verdadeiros dentro das circunstâncias em que são ditos, e na maneira pela qual o objeto se relaciona com o sujeito.
(Adaptado de CASTANHEIRA, Marcela A. A.; CORREIA, Adriano. A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação. Disponível em: . Acesso em 11 out. 2016).
Considere as seguintes afirmações sobre jogos da verdade:
I - a verdade não se encerra em si, mas nos jogos de relações entre o verdadeiro e o falso;
II - as circunstâncias e o objeto colaboram para determinar se os discursos podem ou não se tornar verdadeiros;
III - práticas discursivas nas ciências humanas tornam o sujeito objeto privilegiado de investigação e de discursos que podem ser verdadeiros ou falsos;
IV - os jogos da verdade compreendem o sujeito como objeto de conhecimento e, ao mesmo tempo, detentor deste conhecimento.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de Verdadeiro ou Falso:
a) V - F - V - F
b) V - V - V - V
c) V - F - V - V
d) V - F - F - V
e) F- V - V - V
Solução
Alternativa correta: B) V - V - V - V. De acordo com o gabarito AVA.
I - (V) Verdadeira. Foucault argumenta que a verdade é construída através de relações de poder e discursos, e não é uma entidade fixa.
II - (V) Verdadeira. A verdade é contextual e depende das circunstâncias em que os discursos são produzidos, assim como do objeto em questão.
III - (V) Verdadeira. Foucault enfatiza que as ciências humanas frequentemente tratam o sujeito como objeto de estudo, e os discursos gerados podem ser considerados verdadeiros ou falsos dependendo do contexto.
IV - (V) Verdadeira. Foucault vê o sujeito como simultaneamente objeto e sujeito do conhecimento, participando ativamente na construção de sua própria verdade.
Prova: Aap3 - Educação e Diversidade - A
Assuntos: Michel Foucault
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