Disciplina: Pedagogia 1 Curtidas

João é um professor de Ensino Fundamental. Ele acaba de iniciar um

Atualizado em 24/02/2025

João é um professor de Ensino Fundamental. Ele acaba de iniciar um curso de capacitação. No primeiro encontro foi discutida a noção de ensino equânime. O formador lhes apresentou a ideia e depois vários participantes do curso compartilharam sua opinião e experiências. João é tímido e não se sentiu confortável em compartilhar sua opinião durante o encontro. Voltando para sua casa ficou pensando no seguinte: “Eu acho que meu ensino sempre foi equânime porque eu ofereço a todos meus alunos os mesmos recursos e atividades para que todos eles tenham as mesmas oportunidades de aprender. De fato, agora acho que é mais importante ainda que eles me entreguem os trabalhos com nota no mesmo dia”

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa CORRETA:

a) A posição de João não é apropriada visto que a noção de ensino equânime defende a realização de intervenções educacionais distintas para atender a diversidade de perfis e necessidades dos alunos.
b) A posição de João é apropriada visto que a noção de ensino equânime defende que todos os alunos devem atingir os mesmos objetivos educacionais tendo as mesmas oportunidades de aprendizagem.
c) A posição de João é adequada visto que a noção de ensino equânime é uma noção que descreve práticas docentes que já são costumeiras nas salas de aula e as revaloriza.
d) A posição de João não é adequada visto que a noção de ensino equânime defende a necessidade atender exclusivamente aquilo que interessa aos alunos.
e) A posição de João não é acertada visto que a noção de ensino equânime defende a necessidade de eliminar os processos de avaliação que tornam o ensino engessado e ultrapassado.


Solução

Alternativa correta: A) A posição de João não é apropriada visto que a noção de ensino equânime defende a realização de intervenções educacionais distintas para atender a diversidade de perfis e necessidades dos alunos. De acordo com o gabarito AVA.

A noção de ensino equânime envolve reconhecer e atender às diferentes necessidades e contextos dos alunos, o que vai além de simplesmente oferecer os mesmos recursos e atividades para todos.

Assuntos: Ensino Equânime, Equidade na Educação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora