Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Quando falamos sobre as funções executivas, não podemos esquecer que

Atualizado em 29/02/2024

Quando falamos sobre as funções executivas, não podemos esquecer que em cada faixa etária as habilidades e capacidades da criança / adolescentes são diferentes.
A medida que a criança vai adquirindo habilidades , outras competências vão sendo treinadas. Um bebê não consegue controlar suas emoções, já um adolescente é esperado que consiga.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação da definição contidas na Coluna A e com a idade correspondente da criança , apresentadas na Coluna B.

COLUNA A
COLUNA B

I- Tarefas que exijam atenção , como a lição de casa, com duração entre 60 a 90 minutos sem a supervisão de um adulto. Capaz de inibir o comportamento autônomo.

1- 4 a 5 anos

II- Capacidade de cumprir tarefas de múltiplas etapas com mais tempo e sem a presença de um adulto. Realizar tarefas domésticas de colaboração, capaz de organizar seus pertences sem a presença de um adulto. Controlar-se em sala de aula sem a presença do professor.

2- 5 a 7 anos

III- Capacidade de cumprir tarefas com 2 a 3 etapas com monitoria. Realizar pequenas tarefas domésticas como por exemplo arrumar o quarto. Tarefas que exijam atenção, como a lição de casa, com duração máxima de 20 minutos. Capaz de inibir um comportamento como ao seguir regras de segurança, esperar a vez para falar. Ser capaz de fazer pequenas escolhas: com o que gastar seu dinheiro ou controlar a mesada recebida.

3- 7 a 10 anos

IV- Capacidade de cumprir tarefas de uma etapa. Realizar pequenas tarefas domésticas. Realizar atividades diárias como: alimenta-se, vestir-se, tomar banho, etc. Capaz de inibir um comportamento simples, como levantar a mão antes de falar.

4- 10 a 14 anos

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.

a) I - 4; II - 2; III - 1; IV - 3. b) I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4. c) I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1. d) I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4. e) I - 2; II - 4; III - 1; IV - 3.


Solução

Alternativa correta: c) I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!!

Assuntos: Funções Executivas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora