Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
No Brasil a educação especial tem sido compreendida
No Brasil a educação especial tem sido compreendida a partir de uma visão mais ampla. No entanto, um fato bastante recente na educação brasileira é a inclusão do deficiente múltiplo, que na maioria das vezes, é percebido como o educando com necessidades mais acentuadas e que possui dificuldades maiores que as do restante de seus colegas.
BRASIL. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais-Dificuldades acentuadas de aprendizagem. Deficiência múltipla. Brasília: Ministério da Educação. 2003.
Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um educando que apresenta dificuldades de locomoção decorrente da sua deficiência física e dificuldade visual devido à miopia é um típico caso de deficiência múltipla.
PORQUE
II. A deficiência múltipla é entendida como a associação de duas deficiências de base que exigem ações adaptativas para assegurar o desenvolvimento global do educando.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
Solução
Alternativa correta: a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. De acordo com o gabarito AVA.
A alternativa correta é a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I porque, ao analisarmos as duas asserções, vemos que ambas estão corretas e estão relacionadas entre si. A asserção I afirma que um educando com dificuldades de locomoção e visão devido à miopia é um caso de deficiência múltipla, e essa afirmação é verdadeira. A deficiência múltipla é caracterizada pela combinação de deficiências de naturezas diferentes, o que pode incluir, por exemplo, uma deficiência física e uma sensorial, como a deficiência visual. A locomoção e a visão são duas áreas distintas e, se um aluno tiver dificuldades nessas duas áreas, isso pode, sim, configurar uma deficiência múltipla.
A asserção II, por sua vez, explica corretamente o conceito de deficiência múltipla, destacando que se trata da associação de duas deficiências de base, o que exige uma abordagem educacional específica e adaptativa para garantir o desenvolvimento global do aluno. Ela complementa a primeira asserção, pois o educando mencionado na asserção I, que apresenta deficiências em locomoção e visão, de fato necessita de estratégias educacionais adaptadas para lidar com essas dificuldades.
Portanto, a relação entre as duas asserções é clara: a primeira descreve um caso concreto de deficiência múltipla, enquanto a segunda justifica por que isso exige ações adaptativas no processo educacional. Sendo assim, a alternativa a), que diz que as duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira, é a mais adequada.
Assuntos: Educação Especial, Psicologia Educacional, Pedagogia
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