Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
O texto a seguir traz algumas estratégias de implementação da Meta 4
O texto a seguir traz algumas estratégias de implementação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014):
4.5) estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas
e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as)
professores da educação básica com os (as) alunos (as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
4.13) apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues;
4.16) incentivar a inclusão nos cursos de licenciatura e nos demais cursos de formação para profissionais da educação, inclusive em nível de pós-graduação, observado o disposto no caput do art. 207 da Constituição Federal, dos referenciais teóricos, das teorias de aprendizagem e dos processos de ensino-aprendizagem relacionados ao atendimento educacional de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (BRASIL, 2014)
De acordo com o texto, podemos afirmar que:
a) A criação de centros multidisciplinares de apoio é fundamental para diagnosticar as questões de aprendizagem que possam impedir o processo de inclusão escolar.
b) Os professores da sala de aula comum não precisam dominar os conteúdos relacionados à educação especial e inclusiva, uma vez que a responsabilidade por isso é dos professores especialistas.
c) A educação inclusiva deve contar com o apoio de profissionais como tradutores (as) e intérpretes, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues.
d) Referenciais teóricos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de alunos público-alvo da educação especial devem ser objeto de estudo apenas em cursos de pós-graduação.
e) As instituições acadêmicas são a principal fonte de conhecimento e pesquisa para a educação especial, ainda que nem sempre as teorias possam ser articuladas com a prática.
Solução
Alternativa correta: C) A educação inclusiva deve contar com o apoio de profissionais como tradutores (as) e intérpretes, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues. De acordo com o gabarito AVA.
Com base no texto apresentado e nas estratégias para a Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), podemos analisar as afirmações a seguir:
a) Afirmação parcialmente correta.
A criação de centros multidisciplinares de apoio é crucial para auxiliar no diagnóstico de questões de aprendizagem que podem barrar a inclusão escolar. No entanto, o diagnóstico não é a única função desses centros. Eles também devem:
Oferecer apoio pedagógico aos professores da educação regular e especial.
Realizar pesquisas e assessorias para aprimorar as práticas inclusivas.
Promover a formação continuada de profissionais da educação.
Articular redes de apoio entre escolas, famílias e comunidades.
b) Afirmação incorreta.
Todos os professores, independentemente da sua especialização, devem ter conhecimentos básicos sobre educação especial e inclusiva. Isso é fundamental para:
Identificar as necessidades dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Adaptar o ensino para atender à diversidade dos alunos.
Criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo para todos.
Colaborar com os professores especialistas e com outros profissionais da educação.
c) Afirmação correta.
A educação inclusiva requer o apoio de diversos profissionais especializados, além dos professores da sala de aula comum. Isso inclui:
Tradutores e intérpretes de Libras: para alunos surdos ou com deficiência auditiva.
Professores de Libras: prioritariamente surdos, para garantir a qualidade da comunicação e do ensino da Língua Brasileira de Sinais.
Professores bilíngues: para alunos com surdez e deficiência visual.
Outros profissionais: como psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, de acordo com as necessidades dos alunos.
d) Afirmação incorreta.
O estudo de referenciais teóricos sobre os processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação deve ser iniciado na formação inicial dos professores, em cursos de licenciatura. A pós-graduação pode aprofundar esses conhecimentos, mas não os substitui.
e) Afirmação parcialmente correta.
As instituições acadêmicas são importantes fontes de conhecimento e pesquisa para a educação especial. No entanto, nem sempre as teorias desenvolvidas nessas instituições podem ser diretamente aplicadas à prática. É fundamental que haja uma articulação entre o conhecimento teórico e a realidade das escolas, por meio de:
Pesquisa-ação: que envolva professores e outros profissionais da educação na investigação e na resolução de problemas relacionados à inclusão escolar.
Estágio supervisionado: que permita aos alunos dos cursos de licenciatura vivenciar a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos teóricos na prática.
Formação continuada: que ofereça aos professores oportunidades de atualização e aprimoramento de suas práticas.
Assuntos: Meta 4 do Plano Nacional de Educação
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