Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

Para que o saber histórico escolar seja produzido, é necessário que os

Atualizado em 07/06/2024

Para que o saber histórico escolar seja produzido, é necessário que os alunos desenvolvam a noção de tempo histórico. Por isso, é preciso partir da ideia de que ela não existe, a priori, em seu raciocínio, e, por isso, deve ser construída no decorrer de sua vida.
Tendo compreendido essa condição, quais as estratégias que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem utilizar para contribuir com o desenvolvimento da noção de tempo?

Analise as afirmações e assinale a alternativa que apresenta as afirmações que respondem corretamente a essa questão.
I - É importante que o professor avalie, através da investigação dos conhecimentos prévios, qual é a noção de tempo apresentada pelas crianças, para poder introduzi-las, por meio de discussões, questionamentos, reflexões, no entendimento do conceito de tempo histórico.
II -Para compreender a noção de tempo histórico, é importante que o aluno seja levado a pensar também nas categorias de tempo biológico, psicológico, natural e cronológico.
III - O professor deve levar seu aluno a compreender que o tempo histórico e o tempo cronológico são categorias iguais, ambas são construções culturais e resultam na mesma percepção do desenvolvimento das sociedades.

Assinale a alternativa que apresentas todas as afirmações corretas:

A) apenas I
B) apenas II
C) II e III
D) apenas III
E) I e II


Solução

Alternativa correta: E) I e II. De acordo com o gabarito AVA.

I - Essa afirmação está correta. É importante que o professor avalie os conhecimentos prévios dos alunos sobre a noção de tempo para poder introduzi-los, por meio de discussões, questionamentos e reflexões, no entendimento do conceito de tempo histórico.
II - Essa afirmação também está correta. Para compreender a noção de tempo histórico, é importante que o aluno seja levado a pensar também nas categorias de tempo biológico, psicológico, natural e cronológico, pois isso ajuda a construir uma visão mais ampla e contextualizada do tempo.
III - Essa afirmação está incorreta. O tempo histórico e o tempo cronológico não são categorias iguais, como mencionado anteriormente.

Assuntos: Estratégias didáticas, Desenvolvimento da Noção de Tempo Histórico no Ensino-Aprendizagem

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora