Disciplina: Química 0 Curtidas

O entendimento da estrutura da matéria não foi importante apenas para

Atualizado em 28/06/2024

O entendimento da estrutura da matéria não foi importante apenas para satisfazer a curiosidade dos cientistas, ela é importante para a produção de novas tecnologias e materiais. Tal descoberta foi iniciada por Dalton (1766-1844) quando resgatou as ideias sobre o átomo, introduzidas por Demócrito e Leucipo, contemporâneos de Aristóteles.

Considerando o texto precedente e os vários aspectos que ele suscita, marque a alternativa correta a seguir.

b) Dalton introduziu a ideia de que a natureza seria formada por partículas, e essas partículas eram eletricamente neutras.
c) O modelo atômico de Dalton não é suficiente para explicar a estequiometria das reações químicas ordinárias.
d) O modelo atômico de Dalton não é suficiente para explicar as reações reversíveis que ocorrem em sistema fechado.
e) Os fenômenos da radioatividade possuem total relação e explicação a partir do modelo atômico de Dalton.

Alternativa correta: a) Para um bom entendimento sobre as propriedades dos elementos e das substâncias, não é necessário partir do pressuposto da natureza descontínua da matéria. De acordo com o gabarito AVA.

A natureza descontínua da matéria, que sugere que a matéria é composta por partículas discretas chamadas átomos, é um conceito fundamental na química moderna. No entanto, para um entendimento básico das propriedades dos elementos e substâncias, não é absolutamente necessário partir desse pressuposto. A explicação das propriedades dos elementos e substâncias pode ser inicialmente abordada através de conceitos macroscópicos, como estado físico, pontos de fusão e ebulição, solubilidade e reatividade, sem a necessidade imediata de recorrer à estrutura atômica.

Por exemplo, muitas propriedades químicas e físicas dos elementos foram estudadas e organizadas na Tabela Periódica por Dmitri Mendeleev antes da aceitação universal da teoria atômica. Mendeleev conseguiu prever propriedades de elementos ainda não descobertos com base em tendências observadas entre os elementos conhecidos, sem a necessidade de entender a natureza descontínua da matéria. Esse trabalho demonstra que muitos aspectos das propriedades dos elementos podem ser compreendidos através de observações macroscópicas e análise empírica.

Portanto, a resposta correta é a alternativa a) porque, embora a teoria atômica seja crucial para um entendimento profundo e detalhado da química, as propriedades dos elementos e substâncias podem ser inicialmente compreendidas sem a necessidade de partir do pressuposto da natureza descontínua da matéria. Isso permite que estudantes e cientistas comecem a explorar a química e as propriedades dos materiais com base em observações diretas e experimentação antes de se aprofundarem nos conceitos atômicos e moleculares.

Assuntos: Radioatividade, Química nuclear