Voltar para Questões Diversas

Química

Foram encontradas 99 questões
Exibindo questões de 1 a 99.

O valor do pH de uma amostra indica o estado de equilíbrio ácidobase.

Química

O valor do pH de uma amostra indica o estado de equilíbrio ácidobase. Um pH normal demonstra a ausência de desvios ou sua completa compensação. Se o pH está abaixo de 7,35, dizemos que existe acidose, quando o pH está acima de 7,45, dizemos que existe alcalose. Agora calcule o pH de uma solução-tampão formada pela mistura de solução com 0,1 M de ácido acético e solução com 0,5 M de acetato de sódio.

Dados: Ka do ácido acético = 1,8. 10-5; log 1,8 = 0,25 e log 5 = 0,7.

Ao desenharmos um orbital atômico, damos a ideia que sua fronteira

Química

Ao desenharmos um orbital atômico, damos a ideia que sua fronteira é bem definida, entretanto isso não ocorre, não podemos dizer exatamente que o elétrons de um átomo chegam somente até aquele ponto, nem matematicamente e nem com observações diretas. Porém podemos utilizar de medidas indiretas para conseguirmos estas informações.

Como por exemplo, analisar moléculas compostas pelos mesmos átomos. Neste caso, a definição de raio atômico é dada como metade da distância entre os centros de dois átomos.

Exemplos de raio atômico Quando um átomo perde elétrons, ele passa a ter uma carga positiva (__________) e é sempre ________ que o átomo neutro do elemento que o originou. Quando um átomo ganha um elétron, ele passa a ter uma carga negativa e é chamado de ________. Sendo sempre ___________ que o átomo que o originou.

"A via catabólica da(o) corresponde a uma sequência repetida de

Química

"A via catabólica da(o) corresponde a uma sequência repetida de 4 reações ou etapas que envolvem o carbono beta (carbono 3) da cadeia de ácido graxo, resultando na redução da cadeia de ácido graxo em carbonos: o acetil-CoA".

A tabela periódica é dividida em grupos de elementos que apresentam

Química

A tabela periódica é dividida em grupos de elementos que apresentam características em comum, sendo comumente separados em metais, metaloides e não metais. Sobre a tabela periódica, analise as afirmativas a seguir:

I- Os elementos de transição utilizam uma subcamada d para acomodar os elétrons mais energéticos, enquanto os elementos de transição interna (lantanídeos e actinídeos) utilizam a camada p.

II- A tabela periódica possui duas linhas fora da tabela. As características desses elementos são muito comuns entre cada linha, sendo cada linha chamada de série. A primeira linha corresponde aos elementos da série lantanídeos e a segunda série dos actinídeos.

III- Os elementos da última coluna da tabela periódica correspondem aos gases nobres, que possuem sua camada de valência preenchida por oito elétrons, dois no caso do elemento hélio.

A solubilidade de uma solução é a propriedade que relaciona

Química

A solubilidade de uma solução é a propriedade que relaciona a capacidade que uma substância tem de se dissolver em outra. Essa grandeza é medida de acordo com a concentração de saturação da solução.

A síntese de amônia é o processo industrial mais importante para

Química

A síntese de amônia é o processo industrial mais importante para o isolamento do nitrogênio, assim como para produção adicional de compostos nitrogenados de importância vital (ureia, ácido nítrico e fertilizantes). Este processo é quase centenário, tendo sido descoberto no início do século 20 por Fritz Haber e desenvolvido para a produção industrial por Carl Bosch.”

OLIVEIRA, L. C. A.; FABRIS, J. D.; PEREIRA, M. C. Óxidos de ferro e suas aplicações em processos catalíticos: uma revisão. Química Nova, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 123-130, 2013.


A síntese da amônia pode ser expressa pela seguinte reação:

N subscript 2 space subscript left parenthesis g right parenthesis end subscript space plus space 3 space H subscript 2 space left parenthesis g right parenthesis end subscript space rightwards harpoon over leftwards harpoon space 2 space N H subscript 3 space left parenthesis g right parenthesis end subscript


Considerando essa síntese, complete as lacunas da sentença a seguir com os termos corretos:


Caso sejam adicionados 28 gramas de N­2 e 10 gramas de H2, pode-se afirmar que o gás nitrogênio é o reagente ____________ e o hidrogênio é o reagente ____________.

Dados: MMNitrogênio: 14 g/mol e MMHidrogênio: 1 g/mol.

Uma mistura de 0,1 mol L-1 de um ácido X e 0,5 mol L-1 de substância Y

Química

Uma mistura de 0,1 mol L-1 de um ácido X e 0,5 mol L-1 de substância Y, constitui uma solução-tampão. Sabendo que a Ka do ácido X é de 1,8 x 10-5; e considerando o log de 1,8 igual a 0,25 e o log de 5 igual a 0,7, o pH da solução em questão é de?

O projeto molecular de novos medicamentos pode adotar uma abordagem

Química

O projeto molecular de novos medicamentos pode adotar uma abordagem fisiológica. A concepção estrutural da molécula baseia-se na compreensão do mecanismo de intervenção terapêutica, o qual está ligado à escolha do alvo terapêutico. Para selecionar o alvo ideal, é essencial compreender o processo fisiopatológico da doença.

Sobre o exposto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bioisosterismo é a modificação racional de um composto protótipo, através da troca de determinado fragmento molecular por outro, que apresente propriedades físico-químicas semelhantes.

( ) Os anéis aromáticos não estão presentes na maioria das estruturas de interesse terapêutico. São raros os fármacos que apresentam unidades aromáticas em sua estrutura.

( ) Substâncias químicas bioativas possuem várias regiões de interação intermolecular, que são importantes para definir a sua atividade farmacológica.

Compostos iônicos não são moléculas, ou seja, não são pares ânions

Química

Compostos iônicos não são moléculas, ou seja, não são pares ânions-cátions isolados, e sim íons arranjados em um retículo tridimensional, sendo que cada íon está em contato com mais de um vizinho. A estrutura de cada retículo depende da carga dos íons e de seus tamanhos. Embora NaCl seja representado como molécula, precisamos saber que esta é na verdade a proporção entre e no retículo. Sobre compostos iônicos, a alternativa que contém uma afirmação correta é:

Os ácidos graxos são moléculas formadas por um esqueleto

Química

Os ácidos graxos são moléculas formadas por um esqueleto hidrocarbônico, com 4 a 36 átomos de carbono de comprimento, e um grupo carboxila na extremidade da cadeia. As ligações entre os carbonos podem ser simples, no caso dos ácidos graxos saturados, ou duplas, no caso dos ácidos graxos insaturados. Quando houver apenas uma única ligação dupla entre os carbonos, o ácido graxo é chamado de monoinsaturado. No caso de haver duas ou mais ligações duplas entre os carbonos, o ácido graxo é chamado de poli-insaturado. Os ácidos graxos, como são apolares, interagem entre si por meio das ligações de van der Waals entre as cadeias hidrocarbônicas.
Com base na estrutura química dos ácidos graxos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Em temperatura ambiente, os compostos com predomínio de ácidos graxos saturados, especialmente os com cadeia hidrocarbônica de maior comprimento, são líquidos. Isso ocorre devido ao menor número de ligações de van der Waals entre as cadeias hidrocarbônicas de ácidos graxos adjacentes.

PORQUE

II. O ponto de fusão dos ácidos graxos aumenta com o comprimento da cadeia hidrocarbônica e diminui na presença de ligações duplas entre os carbonos da cadeia hidrocarbônica. O ponto de fusão do composto formado por ácidos graxos depende da quantidade de ligações de van der Waals entre as cadeias hidrocarbônicas de ácidos graxos adjacentes, bem como da temperatura do ambiente.

Uma salina é uma área que produz sal a partir de sua extração da água

Química

Uma salina é uma área que produz sal a partir de sua extração da água do mar, e o processo de precipitação destes sais se dá, a grosso modo, a partir da evaporação e purificação de sua água. Como as águas das salinas são soluções aquosas, os conceitos de solubilidade e soluções são aplicáveis.

Uma solução analítica foi preparada pela dissolução de 1,23 x 1024

Química

Uma solução analítica foi preparada pela dissolução de 1,23 x 1024 átomos de hidróxido de sódio em um litro de água. Para o preparo dessa solução, assinale a alternativa que apresenta o número de mols de NaOH utilizado. Dados: 1 mol = 6,022 x 1023 átomos.

Em um frasco “A” estão apenas moléculas de metano (CH4), de geometria

Química

Em um frasco “A” estão apenas moléculas de metano (CH4), de geometria tetraédrica. Em outro frasco, B, estão apenas moléculas de clorofórmio (CHCl3), também de geometria tetraédrica. Quando estas substâncias estiverem no estado líquido, serão unidas, respectivamente, por:

Reações de substituição nucleofílica ocorrem por meio de um mecanismo

Química

Reações de substituição nucleofílica ocorrem por meio de um mecanismo iônico. Nestas reações, uma molécula rica em elétrons, denominada nucleófilo substitui um dos ligantes em uma molécula orgânica em uma posição eletrófila, que é uma região pobre em elétrons, originando uma nova molécula orgânica. Sobre as reações de substituição nucleofilica, avalie as afirmativas a seguir:

I- As reações de substituição nucleofilica podem ocorrer por meio de um mecanismo unimolecular e por melo de um mecanismo bimolecular.
II- Na reação de substituição nucleofilica unimolecular, o grupo de saída presente na molécula é substituido por um nucleófilo em duas ou mais etapas de reação que envolvem, geralmente, a perda da memória estérica, caso a molécula apresente estereoisomeria.
III- A reação de substituição nucleofilica unimolecular ocorre em uma única etapa, em que a entrada do nucleófilo e a perda do grupo de saida ocorrem em apenas uma etapa.

Na reação de Friedel-Crafts, ocorre a alquilação do benzeno, em que

Química

Na reação de Friedel-Crafts, ocorre a alquilação do benzeno, em que um grupo alquila R é introduzido pela reação com R – Cl, na presença de AlCl₃. Quando já há a presença de um grupo ligado ao benzeno, a reatividade pode variar, dependendo do grupo ligado. Qual substituinte ligado ao benzeno poderá provocar um aumento da reatividade em uma reação de Friedel-Crafts?

Assinale a opção que apresenta somente membros do grupo 1 da tabela

Química

Assinale a opção que apresenta somente membros do grupo 1 da tabela periódica.

No estudo de um novo medicamento, uma molécula foi isolada e a sua

Química

No estudo de um novo medicamento, uma molécula foi isolada e a sua composição passou por uma análise centesimal. Através da análise foram obtidos os seguintes resultados: - 64,3% de Carbono - 7,1% de Hidrogênio - 17,1% de Oxigênio - 11,4% de Enxofre Sabendo que 500g do composto foram analisados e sua massa molecular é igual a 280 g/mol, assinale a alternativa que apresenta a sua fórmula molecular.

Um analista de laboratório precisa determinar a determinação de um

Química

Um analista de laboratório precisa determinar a determinação de um parâmetro biológico na urina de um paciente. A coleta da urina seguiu os protocolos estabelecidos pelo hospital e a amostra foi encaminha para realização de exames bioquímicos. Para determinação de uma proteína presente na urina, o analista precisa selecionar um volume de 10 mL, com a máxima precisão possível, e transferir para um tubo de análise. A análise em questão é extremamente rara de ser realizada e o laboratório não possui um protocolo definido, dessa forma, o analista resolveu realizar uma análise exploratório, e a partir do resultado encontrado, coletar novas amostras para encaminhar para um laboratório que possui a análise credenciada. Para seleção do volume, o analista possui os seguintes materiais:
1-Pipeta graduada de 5 mL
2-Pipeta graduada de 10 mL
3-Pipeta volumétrica de 10 mL
4-Proveta de 50 mL
5-Proveta de 10 mL

Ligação química corresponde a união entre átomos para formar novas

Química

Ligação química corresponde a união entre átomos para formar novas substâncias químicas. Um analista precisa selecionar um composto, entre uma série de substâncias presentes em seu almoxarifado para formar uma solução iônica que será empregado para fornecer força iônica a um determinado processo laboratorial, para isso, um sal deverá ser dissolvido em água e originar uma solução saturada. Sobre o exposto, assinale a alternativa que apresenta uma substância química que ao ser adicionada em água, irá originar uma solução iônica.

A matéria, segundo a química, é definida como tudo que possui massa

Química

A matéria, segundo a química, é definida como tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço, além disso, ela pode se apresentar em diferentes estados físicos. Estes estados estão relacionados com a configuração macroscópica que os átomos podem apresentar. Sobre os estados físicos da matéria, assinale a alternativa que denomina corretamente o estado que é caracterizado por possui volume definido e forma indefinida.

A meia-vida é uma propriedade relacionada a substâncias químicas

Química

A meia-vida é uma propriedade relacionada a substâncias químicas e que descreve o tempo necessário para que metade dos átomos (ou metade da massa) presentes em uma amostra seja desintegrada.
Considere que uma substância possua uma meia-vida de 8 horas. Se a amostra inicial apresenta massa de 500 mg, após quanto tempo a quantidade de substância será reduzida para apenas 62,5 mg?

O modelo atômico de Bohr permitiu a Mendeleev estabelecer a tabela

Química

O modelo atômico de Bohr permitiu a Mendeleev estabelecer a tabela periódica.

O hélio é o único gás nobre que não tem 8 elétrons em sua camada de

Química

O hélio é o único gás nobre que não tem 8 elétrons em sua camada de valência.

No processo de oxidação, ocorre a adição de elétrons em um átomo.

Química

No processo de oxidação, ocorre a adição de elétrons em um átomo.

A energia de ionização é aquela liberada quando um átomo isolado

Química

A energia de ionização é aquela liberada quando um átomo isolado no estado fundamental, em fase gasosa, recebe um elétron.

A configuração eletrônica do íon metálico do complexo em apreço

Química

A configuração eletrônica do íon metálico do complexo em apreço termina em um orbital d8.

Considere um elemento químico, genericamente nomeado X. Sua massa

Química

Considere um elemento químico, genericamente nomeado X. Sua massa é igual a 56 e o número de nêutrons igual a 30. O número de elétrons desse elemento químico em estado X2+ será:

O modelo atômico de Rutherford-Bohr considera a existência de

Química

O modelo atômico de Rutherford-Bohr considera a existência de orbitais circulares e elípticos, e o núcleo do átomo é composto por prótons e nêutrons.

Conforme o modelo atômico de Dalton, também conhecido como modelo

Química

Conforme o modelo atômico de Dalton, também conhecido como modelo pudim de passas, o átomo é tal qual uma esfera de material gelatinoso com carga positiva sobre a qual os elétrons ficam suspensos.

Considerando-se a estrutura atômica, marcar C para as afirmativas

Química

Considerando-se a estrutura atômica, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Ao atritarmos uma bexiga de balão cheia ao cabelo, a bexiga fica eletrizada negativamente, passando a exercer uma força atrativa entre os dois objetos.
( ) Um bastão de vidro atritado a um pedaço de lã e, em seguida, aproximado a pedacinhos de papel, passa a exercer uma força de repulsão.
( ) Elementos como o enxofre (S) e cobre (Cu) são bons condutores de corrente elétrica; ambos são metais.
( ) Elementos como Mg e Ca têm tendência a perder elétrons, enquanto elementos como Br e Cl têm tendência a ganhar elétrons.

O CO2 e o NO2 possuem estruturas moleculares diferentes entre si.

Química

O CO2 e o NO2 possuem estruturas moleculares diferentes entre si. Assinale a alternativa correta sobre as estruturas das moléculas descritas acima.

No cultivo por hidroponia, são utilizados soluções nutritivas contendo

Química

No cultivo por hidroponia, são utilizados soluções nutritivas contendo macronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo hidropônico.

Questão 15 - FATEC 2020 - Caderno Azul


LENZI, E; FAVERO, L. O. B; LUCHESE, E. B. Introdução à química da água: ciência, vida e sobrevivência. Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado).

Em uma situação em que a ingestão de carboidrato supera a necessidade

Química

Em uma situação em que a ingestão de carboidrato supera a necessidade orgânica, as células desviam parte da glicose absorvida para uma via alternativa. Nessa via ocorre a participação de NADPH que possui função oposta ao NAD+. Qual o nome dessa via?

O piruvato formado no final da glicólise é uma molécula de 3 carbonos

Química

O piruvato formado no final da glicólise é uma molécula de 3 carbonos que participa de diversos destinos. Qual alternativa não apresenta um dos destinos do piruvato?

A ligação química é a força atrativa entre dois átomos, resultante

Química

A ligação química é a força atrativa entre dois átomos, resultante da reorganização dos elétrons de suas camadas de valência. Sobre as ligações químicas, avalie os compostos apresentados a seguir.

I- Cloreto de sódio, NaCl.
II- Água, H2O.
III- Etanol, C2H6O.
IV- Hidróxido de sódio, NaOH.

Gilbert Newton Lewis (1875-1946) foi um importante químico que estudou

Química

Gilbert Newton Lewis (1875-1946) foi um importante químico que estudou as ligações químicas. Através de seus estudos desenvolveu uma teoria de ligação com base no número de elétrons na camada de valência do átomo. Tomando como referência os conceitos de ligação química, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Uma ligação química corresponde a atração química entre átomos iguais ou diferentes, que pode ser devido ao compartilhamento de elétrons, transferência de elétrons ou apenas por força atrativa mantendo átomos unidos.
( ) A ligação covalente é resultado da transferência de elétrons de um átomo metálico para um não-metálico.
( ) Quando dois átomos similares se unem por uma ligação covalente, nenhum deles quer ganhar ou perder elétron para atingir a regra do octeto.
( ) A ligação iônica (primária) ocorre pela associação das eletrosferas de átomos de cargas semelhantes ou iguais.

A degradação dos lipídeos envolve uma série de reações enzimáticas

Química

A degradação dos lipídeos envolve uma série de reações enzimáticas capazes de garantir uma grande quantidade de energia por ácido graxo, isso porque:

I- A degradação dos lipídeos envolve três fases, entre elas a β-oxidação.
II- A β-oxidação é medida por ação de enzimas denominadas Acil-CoA sintetases.
III- As enzimas Acil-CoA têm por finalidade elongar a cadeia do ácido graxo, garantindo maior quantidade de energia por molécula de gordura.
IV- A degradação dos ácidos graxos converge com a degradação dos carboidratos.

A respiração é fundamental para a sobrevivência do ser humano, pois

Química

A respiração é fundamental para a sobrevivência do ser humano, pois este sistema é responsável por trocar os gases: oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2). Para que os gases respiratórios possam alcançar os tecidos do nosso corpo e ocorrer as trocas gasosas é necessário que estes sejam transportados ao longo dos vasos sanguíneos. De acordo com o transporte dos gases, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) O dióxido de carbono se transforma em bicarbonato para ser transportado pelo sangue.
( ) O oxigênio utiliza uma proteína para ser transportado no sangue.
( ) O dióxido de carbono é transportado em sua maior parte dissolvido no sangue.
( ) A hemoglobina é uma proteína presente no sangue responsável por transportar os gases.

Muitas substâncias consideradas tóxicas têm aplicações terapêuticas

Química

Muitas substâncias consideradas tóxicas têm aplicações terapêuticas quando utilizadas em mínimas doses. Exemplo dessa propriedade é o flúor. Embora considerado muito venenoso, é um bom fármaco contra as cáries. Para Paracelsus (1493-1541) "a dose certa diferencia o veneno do remédio". De acordo com o Ministério da Saúde, o limite máximo de flúor na água para consumo humano é de 1,5 mg/L. Quantos mililitros de água seriam necessários para preparar uma solução, de acordo com o limite máximo permitido, contendo 400 μg de flúor?

O ciclo do ácido cítrico é um conjunto de reações químicas que ocorre

Química

O ciclo do ácido cítrico é um conjunto de reações químicas que ocorre na matriz mitocondrial e corresponde à última etapa oxidativa de diferentes vias produtoras de energia do organismo. As reações desse ciclo fornecem uma grande quantidade de elétrons e energia para o organismo. Sobre o ciclo do ácido cítrico, assinale a alternativa que apresenta os produtos obtidos após uma volta completa nesse ciclo.

Minerais são amplamente distribuídos nos alimentos, sendo uma

Química

Minerais são amplamente distribuídos nos alimentos, sendo uma alimentação bem equilibrada suficiente para fornecer todos os minerais nas suas quantidades adequadas para o metabolismo do organismo. Sobre o exposto, assinale a alternativa que denomina o mineral que é componente da hemoglobina, presente nos eritrócitos, que é responsável pela interação com o oxigênio.

Lipoproteínas plasmáticas são formadas por lipídeos complexos e por

Química

Lipoproteínas plasmáticas são formadas por lipídeos complexos e por proteínas específicas. Sobre a lipoproteína LDL (lipoproteína de baixa densidade), assinale a alternativa correta.

Carboidratos correspondem as biomoléculas mais abundantes na Terra

Química

Carboidratos correspondem as biomoléculas mais abundantes na Terra, além disso, possuem grande diversidade estrutural, podendo apresentar diferentes funções no organismo, como fonte e reserva de energia. Sobre os carboidratos, avalie as assertivas a seguir e as relações entre elas.

I- O glicogênio é um polissacarídeo que atua como armazenamento de glicose nas células animais.

PORQUE,

II- O glicogênio é um polissacarídeo de glicose formado por ligações glicosídicas do tipo (beta 1 – 4).

No ciclo da conscientização sobre a importância da - MACKENZIE

Química

No ciclo da conscientização sobre a importância da preservação dos mananciais e do uso e trato adequado da água, o Brasil deve se destacar, visto ser depositário da maior reserva de água doce, líquida, do mundo. A presença de determinadas espécies químicas na água, em concentrações elevadas, interfere muito na sua qualidade.

A água é uma molécula que apresenta fórmula molecular H2O. Ela se

Química

A água é uma molécula que apresenta fórmula molecular H2O. Ela se encontra distribuída por todo o planeta e está presente no solo, na crosta terrestre em rios, lagos, mares e geleiras e na atmosfera. A água é fundamental para a vida como nos a conhecemos. Sobre a molécula de água, avalie as afirmativas a seguir:

I- A molécula de água é apolar, desse modo, ele sofre diferentes tipos de interações intermoleculares, como as ligações de hidrogênio e as interações de London.
II- Algumas propriedades da água, como o estado físico e a tensão superficial estão diretamente relacionadas as ligações de hidrogênio que ocorre entre as moléculas de água.
III- Na superfície, as moléculas de água interagem mais fortemente com as moléculas de água vizinhas, formando um tipo de película que possui resistência a deformação.

As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias

Química

Quando moléculas, átomos ou íons aproximam-se uns dos outros, dois

Química

Quando moléculas, átomos ou íons aproximam-se uns dos outros, dois fenômenos podem ocorrer: (i) eles podem reagir ou (ii) eles podem interagir. Uma reação química por definição requer que ligações químicas sejam quebradas e/ ou formadas. Usualmente as energias envolvidas neste processo variam entre 50 e 100 kcal.mol-1. Uma interação química significa que as moléculas se atraem ou se repelem entre si, sem que ocorra a quebra ou formação de novas ligações químicas. Estas interações são frequentemente chamadas de interações não covalentes ou interações intermoleculares.

Fonte: ROCHA, W. R. Interações intermoleculares. Química Nova na Escola, n. 4, p. 31-36, 2001.


Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I - Quanto mais intensas as interações intermoleculares, maior deverá ser o ponto de fusão.

PORQUE

II- Quanto maior a interação entre as moléculas, mais energia deve ser fornecida ao sistema para romper as interações molécula-molécula e então passar à fase vapor.

O uso de inibidores de proteínas permite estudar as funções dessas

Química

O uso de inibidores de proteínas permite estudar as funções dessas proteínas, como por exemplo, na cadeia respiratória mitocondrial. Nesse caso, o uso de inibidores específicos dos complexos proteicos da cadeia respiratória permite determinar o papel deles na fosforilação oxidativa. Para um ensaio experimental, os inibidores utilizados foram a rotenona, um inibidor do Complexo I, e o cianeto, um inibidor do Complexo IV.

Considerando o contexto apresentado pelo texto e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as seguintes afirmativas:
I. O uso da rotenona ou do cianeto não interfere na fosforilação oxidativa, pois mesmo que os Complexos I e IV estejam inibidos, há ainda os Complexos II e III livres.
II. Com o uso do cianeto, o Complexo IV não consegue transferir seus elétrons para o oxigênio, por isso a fosforilação oxidativa é inibida.
III. No ensaio com a rotenona, a inibição do Complexo I da cadeia respiratória provocou reduções do consumo de gás oxigênio e da síntese de ATP.
IV. No ensaio com o cianeto, a inibição do Complexo IV da cadeia respiratória resultou na interrupção do consumo de gás oxigênio e da síntese de ATP.

O sistema tegumentar é formado pela pele e anexos cutâneos e apresenta

Química

O sistema tegumentar é formado pela pele e anexos cutâneos e apresenta funções complexas e muito importantes, como: a proteção contra impactos, microrganismos e radiação ultravioleta, impermeabilizar a superfície da pele, participar da regulação da temperatura corporal e da sensibilidade cutânea. Os anexos da pele são as unhas, os pelos e as glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas com seus respectivos ductos. Se encontram entre as diferentes camadas da pele sendo elas vascularizadas ou não. RIEGER. Érica. Princípios de Química e Cosmetologia. Maringá: Unicesumar, 2019. Sobre os anexos da pele, suas partes e características, assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) As lâminas ungueais ou também chamadas de apenas unhas, auxiliam no ato de pegar objetos e realizar movimentos finos. São formadas por queratina dura e semitransparente.
( ) Os pelos estão presentes em grande parte da extensão cutânea: são estruturas sensoriais, de proteção e estão associados à imagem pessoal, representando força e poder. É por meio dos pelos que se sente o leve toque, como de um inseto e que tem-se a proteção contra microrganismos e partículas estranhas.
( ) A anatomia da unha conta com raiz, corpo, leito ungueal, bordas ungueais, eponíqueo (cutícula) e lúnula.
( ) As glândulas sebáceas desemboca na superfície da pele e tem por objetivo resfriar e manter o controle da temperatura, interferindo na hidratação cutânea.
( ) A hipoderme se encontra abaixo da derme, também chamada de tela subcutânea. É formada por tecido conjuntivo frouxo, a hipoderme está presente em maior quantidade no sexo masculino e armazena a maioria dos triglicerídeos.

As células típicas dos tecidos ósseo, cartilaginoso e nervoso recebem

Química

As células típicas dos tecidos ósseo, cartilaginoso e nervoso recebem, a denominação de:

A lipogênese ocorre no citosol das células adiposas. Quando há uma

Química

A lipogênese ocorre no citosol das células adiposas. Quando há uma grande formação de citrato na mitocôndria, ele é lançado para o citoplasma, onde ocorrerá uma reação de separação do citrato em oxaloacetato e Acetil-Coa. Em resumo, podemos falar que a relação ADP/ATP é responsável pelo direcionamento das reações de degradação ou síntese. Assim, é correto dizer que para a lipogênese é importante que a relação ADP/ATP seja:

Em uma atividade física intensa e prolongada, a pessoa começa

Química

Em uma atividade física intensa e prolongada, a pessoa começa a sentir dores musculares, cãibras e fadiga. Um dos responsáveis por esse quadro é o acúmulo de lactato ou ácido láctico, decorrente de um fluxo sanguíneo insuficiente para atender as demandas metabólicas dos músculos esqueléticos. Considerando as informações apresentadas e nos seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:

I. Em situação de anóxia ou hipóxia, ocorre acúmulo de NADH e consumo de NAD+. Esse desequilíbrio entre as quantidades de NADH e NAD+ inibe a glicólise, a única via produtora de energia que não precisa de oxigênio.
II. Durante o repouso, o lactato formado durante a fermentação não tem utilidade para o organismo, precisando ser eliminado para evitar o seu acúmulo no sangue. O risco é de acidemia, por isso, o lactato é totalmente eliminado pela urina.
III. Na fermentação, o piruvato é reduzido à lactato, em uma reação catalisada pela lactato desidrogenase, permitindo a oxidação de NADH à NAD+. Com NAD+ disponível, a glicólise continua funcionando nas células.
IV. O lactato formado durante a fermentação é removido da circulação sanguínea pelo fígado, onde é substrato para a gliconeogênese. Em seguida, a glicose formada no fígado é utilizada para repor o estoque de glicogênio nos músculos. Esse é o ciclo de Cori.

Os glicosaminoglicanos polissacarídeos formados por repetições de uma

Aap2

Os glicosaminoglicanos polissacarídeos formados por repetições de uma unidade dissacarídica composta por um açúcar ácido e um açúcar aminado. O açúcar ácido pode ser o ácido D-glicurônico e o ácido aminado pode ser a D-glicosamina. Esses açúcares são produtos de modificações químicas na glicose, com a adição de grupo carboxila para formar açúcar ácido e de grupo amino para formar açúcar aminado.

Com base na estrutura química dos glicosaminoglicanos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

Os glicosaminoglicanos são heteropolissacarídeos com grande quantidade de cargas negativas. Devido à essa natureza negativa, as cadeias de glicosaminoglicanos mantêm-se estendidas e envolvidas por moléculas de água. Isso garante a viscosidade, lubrificação, adesão e resistência à compressão das secreções da mucosa, do fluido sinovial e da matriz extracelular.

PORQUE

Os glicosaminoglicanos possuem na sua estrutura dois tipos de monossacarídeos modificados a partir da glicose, o ácido D-glicurônico e o a D-glicosamina. O ácido D-glucurônico possui grupo carboxila na sua estrutura que, em pH neutro, possui carga negativa. Dessa maneira, as moléculas de água são atraídas pelas cargas negativas das carboxilas, permitindo uma concentração de água no meio ao redor das moléculas de glicosaminoglicanos.

Na fosforilação oxidativa, as reações de oxirredução possibilitam

Química

Na fosforilação oxidativa, as reações de oxirredução possibilitam o fluxo de elétrons de NADH e FADH2 para o oxigênio. O fluxo de elétrons ocorre em quatro grandes complexos proteicos que estão inseridos na membrana interna da mitocôndria e juntos são denominados cadeia respiratória ou cadeia de transporte de elétrons. Três desses complexos proteicos utilizam a energia liberada pelo fluxo de elétrons para gerar um gradiente de pH e um potencial elétrico transmembrana que, por sua vez, geram a força próton-motriz. Essa força gera um fluxo de prótons, cuja energia é utilizada para formação de ATP. Portanto, a oxidação das fontes energéticas e a fosforilação do ADP para formar ATP são acopladas por um gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna.

Os mediadores químicos são substâncias endógenas e exógenas que são

Química

Os mediadores químicos são substâncias endógenas e exógenas que são liberadas durante o processo de inflamação. São responsáveis por desencadear, amplificar e controlar a reação inflamatória e a resposta imune. As aminas vasoativas, a serotonina e a histamina provocam na resposta imune:

Em uma situação de parada cardíaca, há aumento da produção de ácido

Química

Em uma situação de parada cardíaca, há aumento da produção de ácido lático pelas células em hipóxia ou anóxia. Consequentemente, a concentração plasmática de prótons aumenta e o pH sanguíneo diminui. Para manter o equilíbrio ácido-base do organismo depende de sistemas-tampão extracelulares, sendo o principal o do íon bicarbonato, da função respiratória e da função renal. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. O íon bicarbonato reage com o excesso de prótons, formando ácido carbônico que é convertido pela anidrase carbônica em gás carbônico e água. Em seguida, o sistema respiratório elimina o excesso de gás carbônico formado durante a reação química entre o íon bicarbonato e próton.
II. Para compensar a acidose metabólica causada pela parada cardíaca, o paciente apresentará hiperventilação para reduzir a pressão parcial de gás carbônico no sangue.
III. Os rins contribuem para neutralizar o excesso de prótons no plasma por meio da síntese de novos íons bicarbonato e aumento da excreção de prótons pelos néfrons.
IV. A administração intravenosa de bicarbonato de sódio no paciente vai disponibilizar mais íons bicarbonato para neutralizar o excesso de prótons liberados pelo ácido lático.

Os carboidratos obtidos da alimentação, como amido, glicogênio

Química

Os carboidratos obtidos da alimentação, como amido, glicogênio, celulose, lactose e sacarose, precisam ter as suas ligações glicosídicas hidrolisadas, em reações catalisadas por glicosidases específicas presentes na boca e no duodeno. A digestão dos carboidratos maiores é necessária, pois apenas os monossacarídeos, as unidades constituintes desses carboidratos, são absorvidos pela mucosa duodenal.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições na Coluna A com seus respectivos conceitos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A

I. Enzima presente na mucosa duodenal que degrada um dissacarídeo formado pela frutose e glicose.
II. Possui ligações do tipo beta 1->4 entre os monossacarídeos, o que impede a sua hidrólise nos humanos.
III. Produto formado após a digestão pela enzima alfa-amilase pancreática no duodeno.
IV. Intolerância à lactose se caracteriza pela menor ou ausência da atividade de uma glicosidase.

COLUNA B

1. Maltose
2. Celulose.
3. Lactase.
4. Sacarase.

Certa massa de gás hidrogênio (h2) ocupa um volume de 0,760 l sob

Química

Certa massa de gás hidrogênio (h2) ocupa um volume de 0,760 l sob pressão de 125 mm hg, numa dada temperatura. qual o volume ocupado pela mesma massa de h2, na mesma temperatura, sob pressão de 0,100 atm

O que são mediadores químicos? Escolha uma: a. Substâncias químicas

Química

O que são mediadores químicos?

Existem substâncias endógenas e exógenas que são liberadas durante

Química

Existem substâncias endógenas e exógenas que são liberadas durante o processo de inflamação e são responsáveis por desencadear, amplificar e controlar a reação inflamatória e a resposta imune.

O deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina acontece

Química

O deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina acontece graças à existência de pontos de união entre esses dois filamentos e, para que ele aconteça, há a necessidade de grande quantidade de:

A atividade enzimática pode ser interrompida ou reduzida pela ação

Química

A atividade enzimática pode ser interrompida ou reduzida pela ação de substâncias chamadas de inibidores. Esses inibidores interagem com as enzimas, alterando os parâmetros da cinética química, como a velocidade máxima da reação química e a constante de Michaelis. Os inibidores são importantes para a regulação de vias metabólicas, como também na prática clínica, pois muitos fármacos e substâncias tóxicas atuam na inibição de enzimas. A inibição da enzima pode ser reversível ou irreversível. Os tipos mais comuns de inibição reversível são a competitiva e a não competitiva.

Tomando como referência os inibidores enzimáticos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Na inibição competitiva, o valor da constante de Michaelis é aumentado, pois para alcançar a metade da velocidade máxima da reação química, é necessária uma quantidade maior de substrato para competir com os inibidores competitivos pelos sítios catalíticos.
( ) Os inibidores não competitivos, por não competirem pelos mesmos sítios de ligação dos substratos, reduzem o valor da constante de Michaelis. Portanto, esses inibidores sempre aumentam a afinidade da enzima pelo substrato.
( ) Com o aumento da concentração de substratos, é possível anular a inibição competitiva. Na inibição não competitiva, esse efeito não ocorre. Por isso, na inibição não competitiva, não há alteração do valor da constante de Michaelis.
( ) O ácido acetilsalicílico é um inibidor irreversível da enzima ciclo-oxigenase (COX), cujo substrato é o ácido araquidônico. Se aumentarmos a concentração de ácido araquidônico, é possível deslocar o ácido acetilsalicílico do sítio catalítico da COX.

O ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs é o conjunto de reações

Química

O ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs é o conjunto de reações químicas, presente nas mitocôndrias, que corresponde à última etapa oxidativa das fontes energéticas. Portanto, é a via final para onde convergem as vias metabólicas dessas fontes energéticas, transformando os seus esqueletos carbônicos em moléculas de gás carbônico e energia.

Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:
I. A beta-oxidação é a via metabólica oxidativa dos corpos cetônicos, resultando na formação de moléculas de acetil-CoA. Em seguida, o acetil-CoA entra no ciclo do ácido cítrico.
II. Inicialmente, a glicose é convertida em piruvato pela glicólise. Em seguida, o piruvato é oxidado à acetil-CoA na mitocôndria que, por sua vez, entra no ciclo do ácido cítrico.
III. A remoção do grupo amino dos aminoácidos resulta na formação de cetoácidos, muitos dos quais são intermediários do ciclo do ácido cítrico.

Os lipídeos biológicos são um grupo de compostos quimicamente diversos

Química

Os lipídeos biológicos são um grupo de compostos quimicamente diversos, cuja característica em comum que os define é a insolubilidade em água. As funções biológicas dos lipídeos são tão diversas quanto a sua química. Gorduras e óleos são as principais formas de armazenamento de energia em muitos organismos. Os fosfolipídeos e os esteróis são os principais elementos estruturais das membranas biológicas. Outros lipídeos, embora presentes em quantidade relativamente pequenas, desempenham papéis cruciais como cofatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos fotossensíveis e outros.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições na Coluna A com seus respectivos tipos de lipídeos, apresentados na Coluna B.

COLUNA A
COLUNA B
I. Lipídeo constituído por 3 cadeias de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerol. Está presente no citoplasma dos adipócitos e atua como reserva energética.
1. Esfingolipídeo
II. Lipídeo constituído por 2 cadeias de ácidos graxos e um grupo cabeça polar ligados a uma molécula de glicerol. Componente estrutural da membrana plasmática.
2. Triacilglicerol
III. Lipídeo constituído por 2 cadeias de ácidos graxos e um grupo cabeça polar ligados à esfingosina. Componente estrutural da membrana plasmática.
3. Glicerofosfolipídeo
IV. Lipídeo constituído por um núcleo esteroide, que consiste em 4 anéis carbônicos fundidos. Responsável em dar estabilidade à membrana plasmática e precursor de produtos biológicos.
4. Colesterol

O metabolismo dos aminoácidos resulta na formação de amônia que

Química

O metabolismo dos aminoácidos resulta na formação de amônia que, via circulação sanguínea, é transportada para o fígado. Neste órgão, a amônia, um composto muito tóxico, é convertida em ureia, um composto menos tóxico e facilmente excretado pela urina, por um conjunto de reações químicas mitocondriais e citosólicas. Com relação às informações do texto e seus conhecimentos, analise o excerto a seguir, completando as lacunas. A presença de grupo amino impede o metabolismo oxidativo do aminoácido para a produção de energia. Por isso, o grupo amino é removido dos aminoácidos, em uma reação catalisada pela ____________, para formação do ____________ que, em seguida, com a adição de mais uma amônia, é convertido em ____________. Nos músculos esqueléticos, o grupo amino dos aminoácidos é transferido para o piruvato, resultando na formação de ____________. Esses dois aminoácidos transportam a amônia para o fígado. ____________ é o conjunto das reações químicas que convertem amônia em ureia nos hepatócitos.

Os triacilgliceróis são reservas energéticas fundamentais para

Química

Os triacilgliceróis são reservas energéticas fundamentais para os animais e estão armazenados no tecido adiposo, enquanto os fosfolipídeos, componentes da membrana plasmática, desempenham papéis na interação e sinalização celulares. Finalmente, o colesterol, o esterol presente nos animais, importante para a estabilidade da membrana plasmática, além de ser precursor de vários produtos biológicos, como os sais biliares, as vitaminas lipossolúveis e os hormônios esteroides.

Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas.

O triacilglicerol, também chamado de triglicéride ou gordura neutra, é composto por três moléculas de ____________ ligadas a uma molécula de ____________. Os fosfolipídeos possuem estruturas mais variadas, mas em comum apresentam natureza anfipática, com uma porção ____________ constituída por ácidos graxos e uma ____________ constituída por diferentes grupos químicos. O colesterol, por sua vez, é constituído por um núcleo ____________.

Os aldeídos possuem em um dos substituintes um hidrocarboneto

Química

Os aldeídos possuem em um dos substituintes um hidrocarboneto (alcano, alceno, alcino ou aromático) e em outro um hidrogênio. Já as cetonas possuem dois grupos hidrocarbonetos. Os ácidos carboxílicos possui um hidrocarboneto como e uma hidroxila (OH) como . Substituir esta hidroxila leva a inúmeras outras funções, como os ésteres (), ou anidridos de ácido (). Quando no lugar da hidroxila temos um átomo de cloro você terá um cloreto de ácido (ou cloreto de acila), já o nitrogênio (, ou ) leva à amidas.

Nas células beta-pancreáticas, GLUT-2 atua como um sensor de glicemia

Química

Nas células beta-pancreáticas, GLUT-2 atua como um sensor de glicemia para a liberação de insulina. Logo após as refeições, quando há hiperglicemia, GLUT-2 permite a entrada de quantidade significativa de glicose nas células beta-pancreáticas. Com isso, aumenta a taxa de oxidação de glicose, o que resulta em maior produção de energia, armazenada nas moléculas ATP. Em seguida, ocorre uma série de eventos, como podemos ver na figura seguinte, que leva à liberação de insulina pelas células beta-pancreáticas.

Considerando o contexto apresentado pelo texto e pela figura, analise as seguintes afirmativas:

I. GLUT-2 tem grande afinidade pela glicose, por isso, durante a hipoglicemia, há entrada de grande quantidade de glicose nas células beta-pancreáticas. Parte considerável dessa glicose será utilizada para produzir ATP, o que inibirá a secreção de insulina.
II. O aumento da concentração intracelular de ATP promove o bloqueio dos canais de potássio sensíveis ao ATP, o que impede o efluxo de íon potássio das células. A consequência é o acúmulo desses íons na célula beta-pancreática, o que leva à despolarização.
III. Os íons cálcio são fundamentais para a exocitose das moléculas de insulina. O influxo desses íons só é possível com a despolarização da célula beta-pancreática, o que ativa os canais cálcio-voltagem-dependentes.
IV. GLUT-2 pancreático atua como sensor de glicemia, pois essa isoforma da GLUT tem baixa afinidade pela glicose. Portanto, GLUT-2 só capta glicose em quantidade significativa em situação de hiperglicemia, por isso, atua como sensor que detecta hiperglicemia e que permite a liberação de insulina.

O glicogênio é a reserva de glicose das células animais, sendo que

Química

O glicogênio é a reserva de glicose das células animais, sendo que os hepatócitos e as fibras musculares esqueléticas possuem as maiores concentrações intracelulares de glicogênio. Quando ocorre a glicogenólise, são liberadas unidades de glicose-6-fosfato, que não possuem afinidade por GLUT e, portanto, não saem das células. A enzima glicose 6-fosfatase é responsável em catalisar a clivagem do fosfato da glicose-6-fosfato, o que resulta na formação da glicose livre, que interage com GLUT e consegue sair da célula.

Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas.

Nas células ____________, o glicogênio fornece as moléculas de glicose para a via glicolítica para a produção de energia, visto que essas células consomem muita energia. As células ____________ são as únicas que possuem a enzima ____________ que permite a liberação de glicose para a corrente sanguínea. Em casos de doenças ____________, a capacidade desse tecido em liberar glicose durante o jejum e período entre refeições fica prejudicada, o que resulta em ____________.

Após a absorção pela mucosa duodenal, a glicose está presente

Química

Após a absorção pela mucosa duodenal, a glicose está presente na circulação sanguínea e precisa entrar nas células para reserva e produção de energia, além de atuar como substrato de outras vias metabólicas, como a vida pentose-fosfato. O problema é que a glicose é uma molécula apolar e, portanto, não consegue atravessar a barreira lipídica da membrana plasmática Então, para entrar na célula, a glicose necessita do auxílio de uma familia de proteínas transmembranas, chamadas de transportadores de glicose (GLUT) Muitas isoformas de GLUT já foram identificadas, com propriedades funcionais diferentes.

Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:

I. A Isoforma GLUT-2 hepática só é ativada em situação de hiperglicemia, como após as refeições. Em resposta, os hepatocitos secretam Insulina, um hormónio hipoglicemiante.
II. Nos adipocitos e fibras musculares, temos a isoforma GLUT-4, a única dependente da insulina, que permite a captação de glicose por essas células
III. GLUT-2 é a isoforma encontrada nos hepatocitos e células beta-pancreáticas. Essa isoforma tem baixa afinidade pela glicose e so e ativada na hiperglicemia,

Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver

Química

Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver outras substâncias. A água é considerada solvente universal, porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas. Observe a figura e complete as lacunas.

Complete as lacunas a seguir:

As moléculas de água se associam por meio de ligações ____________ descrevendo comportamento geométrico de uma estrutura ______________ com baixo peso molecular, pequeno volume, alto momento dipolar e _______________ constante dielétrica, essas características são responsáveis pelas propriedades especiais da molécula de água como solvente.

Joaquim é um senhor de 65 anos que faz uso de fármacos antidepressivos

Química

Joaquim é um senhor de 65 anos que faz uso de fármacos antidepressivos há alguns anos. Nesta semana que passou, Joaquim procurou um outro psiquiatra em uma cidade vizinha, que sugeriu que ele começasse gradualmente a diminuir a quantidade de fármacos antidepressivos substituindo-os por um programa de atividade física sob a supervisão de um profissional responsável, pois o exercício físico libera a mesma substância que está presente nos fármacos antidepressivos.

As moléculas de ácido graxo em um composto lipídico interagem entre

Química

As moléculas de ácido graxo em um composto lipídico interagem entre si por meio de interações intermoleculares apolares. A presença de ligações duplas entre os carbonos da cadeia de ácido graxo interfere no número de interações intermoleculares entre os ácidos graxos. Assim, dependendo do predomínio do tipo de ácido graxo, saturado ou insaturado, o composto lipídico pode se apresentar como sólido ou líquido, na temperatura ambiente.

Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:

I. Os ácidos graxos saturados possuem cadeia hidrocarbônica estendida, o que permite o máximo de interações entre essas moléculas.
II. Os ácidos graxos, sendo moléculas apolares, interagem entre si por meio de ligações de van der Waals, ligações fracas e momentâneas.
III. Os pontos de fusão dos ácidos graxos aumentam na presença de ligações duplas nas cadeias hidrocarbônicas.

Células fotossensíveis são aquelas que recebem luz e constituem uma

Química

Células fotossensíveis são aquelas que recebem luz e constituem uma camada profunda formada por “cones e bastonetes”. Dessa forma:

I. Os bastonetes se adaptam à visão com pouca luz, já os cones se ajustam para a visão com luz de maior intensidade e, ainda, para a visão de cores.
II. Normalmente, o número de células bastonetes é muito menor que o número de cones, sendo que nas regiões periféricas predominam os bastonetes.
III. O número de cones diminui progressivamente até a região da mácula densa, e na região central só existem cones.
IV. Na região periférica da retina, os bastonetes ligam-se às células ganglionares.
V. Para os cones, existem conexões com fibras do nervo óptico.

Os monossacarídeos são unidades de construção de carboidratos mais

Química

Os monossacarídeos são unidades de construção de carboidratos mais complexos, os dissacarídeos, os oligossacarídeos e os polissacarídeos. Os monossacarídeos unem-se por meio de ligações covalentes, denominadas de ligações glicosídicas. A formação dessas ligações é catalisada pelas glicosiltransferases.

Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas.

Os dissacarídeos são formados por ____________ unidades de monossacarídeos, ligados entre si por ligações glicosídicas. Quando há poucas unidades de monossacarídeos, ligados entre si por ligações glicosídicas, temos a formação do ____________. Os ____________ são formados por muitas unidades de monossacarídeos, ligados entre si por ligações glicosídicas. Como exemplos, podemos destacar a lactose, um ____________, e o glicogênio, um ____________.

A membrana plasmática é uma barreira lipoproteica que separa dois

Adg1

A membrana plasmática é uma barreira lipoproteica que separa dois meios aquosos, o meio intracelular e o extracelular. O principal componente lipídico é o fosfolipídio, uma molécula que possui uma porção polar (grupo cabeça) e uma porção apolar (ácidos graxos). Para a formação da membrana plasmática, os fosfolipídios interagem entre si por meio de ligações intermoleculares e também interagem com os meios aquosos.

Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:
I. Nos fosfolipídios, os ácidos graxos interagem entre si por ligações de van der Waals, o que permite a estabilidade e a fluidez da membrana plasmática.
II. As porções polares dos fosfolipídios interagem com as moléculas de água dos meios intracelular e extracelular por ligações de hidrogênio.
III. As ligações de van der Waals entre as porções apolares dos fosfolipídios são do tipo covalente, o que resulta em rigidez da membrana plasmática.

(ACAFE-SC-2015) O gás Hélio é incolor, inodoro e monoatômico e quando

Química

(ACAFE-SC-2015) O gás Hélio é incolor, inodoro e monoatômico e quando inspirado pela boca tem o poder de distorcer a voz humana, tornando-a mais fina. Um frasco contendo gás Hélio a 10°C é aquecido até a pressão ser o dobro da inicial.

Dado: admita para o hélio um comportamento de gás ideal.

Em uma experiência, foram utilizados dois tubos de ensaio numerados

Química

Em uma experiência, foram utilizados dois tubos de ensaio numerados I e II, contendo quantidades iguais de goma de amido diluída, cujo pH foi mantido em torno de 6,7. Em cada um desses tubos, foram adicionadas porções iguais de saliva humana, sendo que a saliva do tubo I foi previamente fervida e a do tubo II, não. Após a aplicação do teste do lugol (solução de iodo), obteve-se resultado positivo para a amostra do tubo I e negativo para a amostra do tubo II, demonstrando que:

O composto de nome ácido 2- acetoxibenzoico é o conhecido medicamento

Química

O composto de nome ácido 2- acetoxibenzoico é o conhecido medicamento ácido acetilsalicílico.

(FGV SP/2010) O iodo-131 é um radio isótopo do iodo que emite

Química

(FGV SP/2010) O iodo-131 é um radio isótopo do iodo que emite partículas beta e radiação gama. É utilizado para o diagnóstico de problemas na glândula tireoide. No exame, o paciente ingere uma solução contendo 1–131 e por meio de um detector verifica-se a quantidade de iodo absorvido e sua distribuição na glândula. Se a atividade de certa amostra de iodo diminuiu de 160 mCi no instante inicial para 10 mCi após 32 dias, a atividade dessa amostra 16 dias depois do instante inicial era, em mCi, igual a

(FGV-SP) Desde o dia 7 de agosto último, uma lei estadual proíbe

Química

(FGV-SP) Desde o dia 7 de agosto último, uma lei estadual proíbe o fumo em ambientes fechados coletivos no Estado de São Paulo. A medida é bem-vinda, pois se sabe que dentre os inúmeros problemas de saúde causados ou agravados pelo fumo, um deles é o fato de o monóxido de carbono (CO)

Uma indústria de blocos cerâmicos pretende utilizar queima de biomassa

Química

Uma indústria de blocos cerâmicos pretende utilizar queima de biomassa resultante de resíduos de madeira, para gerar energia térmica para seus fornos, que, atualmente, utilizam gás natural. Tal iniciativa poderá reduzir o consumo de combustível, porém será necessário um investimento no valor de 20% do consumo/ano atual de combustível, visando à adaptação dos fornos. Além disso, o transporte anual dos resíduos da fonte geradora até a indústria irá custar 5% do consumo/ano atual de combustível. Estima-se que essa alteração promova uma economia, no consumo/ano atual de combustível, de 10% ao ano.

A partir da situação descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. A partir do quinto ano, a indústria começaria a ter benefícios econômicos.
II. Na proposta apresentada, a indústria substituiria o combustível atual por uma fonte de energia com menor produção e emissão de partículas devido ao processo de combustão (particulados).
III. Na proposta apresentada, a indústria substituiria o combustível atual por uma fonte renovável de energia.
IV. O valor do investimento supera os benefícios promovidos com a economia de combustível

O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami

Química

O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia. Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:

(UFPB-PB) Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser

Química

(UFPB-PB) Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas, sendo usual a distinção baseada na possibilidade de renovação desses recursos (renováveis e não renováveis), numa escala de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano.

A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia

Química

A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e na telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como.
I. combustíveis fósseis.
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).

As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo

Química

As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por combustíveis renováveis.

Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás

Química

Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo.

(ENEM-MEC) O debate em torno do uso da energia nuclear para produção

Química

(ENEM-MEC) O debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema, foram colocados os seguintes argumentos:

I. Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como “combustível”, não é queimado, mas sofre fissão.

II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite ficar tranquilos. A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que:

Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade

Química

Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal.

O óxido nítrico é um potente vasodilatador na inflamação promove

Química

O óxido nítrico é um potente vasodilatador na inflamação promove aumento da permeabilidade vascular, tem ação citotóxica contra o agente agressor, aumento da produção de prostaglandinas, inibe a agregação plaquetária e inibe a adesão de células como neutrófilos e plaquetas.

A existência da água em seus três estados físicos, sólido, líquido

Química

A existência da água em seus três estados físicos, sólido, líquido e gasoso, torna nosso Planeta um local peculiar em relação aos outros Planetas do Sistema Solar. Sem tal peculiaridade, a vida em nosso Planeta seria possivelmente inviável. Portanto, conhecer as propriedades físicas da água ajuda a melhor utilizá-la e assim contribuir para a preservação do Planeta. Na superfície da Terra, em altitudes próximas ao nível do mar, os estados físicos da água estão diretamente relacionados à sua temperatura conforme mostrado no Gráfico ao lado. Esse Gráfico representa o comportamento de uma massa de 1,0 g de gelo a uma temperatura inicial de – 50ºC, colocada em um calorímetro que, ligado a um computador, permite determinar a temperatura da água em função da quantidade de calor que lhe é cedida. Observando-se o Gráfico, pode-se concluir que a quantidade de calor necessária para liquefazer a massa de 1,0g de água e elevar sua temperatura de 0ºC até 100ºC é, respectivamente,

Método analítico é o conjunto de normas e procedimentos analíticos

Química

Método analítico é o conjunto de normas e procedimentos analíticos, que compreende desde a amostragem, preparação da amostra, o instrumento de medida até a forma de avaliação dos resultados finais, que devem ser seguidos durante a análise química.
SKOOG, Douglas A. et al. Fundamentos de Química Analítica. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 950 p. Tradução: Robson Mendes Matos.
Associe corretamente as etapas que compõem o método analítico com suas respectivas definições:
A. Amostragem.
1. Determinação da quantidade do analito presente na amostra.
B. Eliminação de interferentes.
2. Remoção dos componentes presentes na matriz que podem interferir na análise.
C. Medida da propriedade estudada.
3. Processo de retirada de uma porção que representa o todo.

As reações de oxirredução (ou redox) estão presentes em muitas vias

Química

As reações de oxirredução (ou redox) estão presentes em muitas vias metabólicas, em especial as relacionadas com a produção de energia. Na oxidação, ocorre perda de elétrons, já na redução, há ganhos de elétrons. O oxidante é a molécula que provoca oxidação de outra molécula e sofre redução. Redutor é a molécula que provoca redução de outra molécula e sofre oxidação. Nas reações de oxirredução, temos a transferência de elétrons do redutor para o oxidante. A seguir, uma ilustração da reação geral da respiração celular:
Tomando como referências o texto e a ilustração, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Na reação geral da respiração celular, a glicose age como oxidante e o gás oxigênio como redutor.
( ) Na oxidação completa da glicose, essa molécula sofre oxidação e o gás oxigênio é reduzido.
( ) Na ilustração, podemos ver a glicose oxidada à gás carbônico e o gás oxigênio reduzido à água.
( ) No final da respiração celular, os elétrons da oxidação da glicose são transferidos ao gás carbônico.

A manutenção da vida depende da capacidade da célula em transformar um

Química

A manutenção da vida depende da capacidade da célula em transformar uma forma de energia em outra. Essas transformações de energia que acompanham as reações químicas do sistema biológico (célula ou organismo) são estudadas pela bioenergética e são condicionadas às leis da termodinâmica. Alguns conceitos importantes na bioenergética são energia livre de Gibbs, entalpia, entropia e sistema para compreender o fluxo de energia nos sistemas biológicos.

Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas.
é o nosso objeto de estudo, podendo ser aberto (troca energia e matéria com o entorno) ou fechado (só troca energia com o entorno).
é a quantidade de energia que pode ser transformada em calor.
é a medida da desordem de um sistema, enquanto.
é a quantidade de energia capaz de realizar trabalho durante uma reação química.

Assinale V para verdadeiro e F para falso. a) O equilíbrio químico é..

Química

Assinale V para verdadeiro e F para falso.

a) O equilíbrio químico é definido como o estado em que velocidades das reações direta e inversa são iguais.
b) A reação 2N3(g) 3H2(g) + N2(g) é um exemplo de reação reversível.
c) A constante de equilíbrio Kc é calculada em termos de concentrações molares, que devem estar em unidades de g/mol.
d) O catalisador pode alterar o valor da constante de equilíbrio apenas quando existem mais de dois reagentes.
e) A concentração dos reagentes diminui, enquanto que a dos produtos aumenta. O equilíbrio acontece, então, quando as concentrações de reagente e produto permanecem constantes e iguais.

Os aminoácidos são moléculas orgânicas constituídas de uma porção

Química

Os aminoácidos são moléculas orgânicas constituídas de uma porção comum a todos os aminoácidos, composta por um carbono central, um grupo carboxila e um grupo amino, sendo diferenciados pela composição do seu radical. Os aminoácidos são a principal fonte de nitrogênio para a produção de diferentes compostos nitrogenados. Em função da possibilidade ou não de síntese de aminoácidos, o que varia para cada organismo vivo, esses aminoácidos são divididos em aminoácidos essenciais e não essenciais.
I- A presença do grupo amino permite que os aminoácidos sejam utilizados para a produção de hormônios, neurotransmissores, bases nitrogenadas e porfirinas.
II- Em função do seu radical, os aminoácidos podem ser classificados como sendo apolares ou polares carregados.
III- Todos aminoácidos podem ser obtidos por síntese endógena (pelo próprio organismo).

O ácido carbônico é um ácido fraco cujo Ka é igual a 4 ⋅ 10-7 mol/L.

Química

O ácido carbônico é um ácido fraco cujo Ka é igual a 4 ⋅ 10-7 mol/L. Calcule o pH de uma solução 0,1 mol/L desse ácido (H₂CO₃).Dado: (log 2 = 0,3).

Por meio da análise da água de um lago contaminado por - UnB 2019

Química

Por meio da análise da água de um lago contaminado por chuva ácida, verificou-se uma concentração analítica de HNO3 igual a 2,0 . 10-4 mol/L, sendo esse o único contaminante presente na água.

A corrosão de estruturas metálicas é acelerada pela acidez - UnB 2019

Química

A corrosão de estruturas metálicas é acelerada pela acidez da chuva. Em regiões não poluídas, a chuva apresenta pH levemente ácido; em regiões industriais e(ou) com grande tráfego de veículos, o problema se acentua devido à reação de óxidos de nitrogênio e enxofre com a água. A seguir, são apresentadas, como exemplos, as reações do NO2 e do SO3.

Questão de Química - UnB 2019