Disciplina: Saúde 0 Curtidas
A inflamação é uma resposta benéfica do hospedeiro a invasores
A inflamação é uma resposta benéfica do hospedeiro a invasores estranhos e ao tecido necrótico, mas também pode causar dano tecidual. O resultado da inflamação aguda é a eliminação do estímulo nocivo, seguido de diminuição da reação e reparo do tecido lesado, ou a lesão persistente, resultando na inflamação crônica. Na inflamação crônica observa-se a inflamação ativa, a destruição do tecido e a tentativa de reparar os danos, simultaneamente. Ocorre devido a infecções persistentes; exposição prolongada a agentes tóxicos, exógenos ou endógenos; e a autoimunidade. Podemos observar também de forma morfologica infiltrado de células mononucleares, destruição tecidual e tentativas de cicatrização pela substituição do tecido danificado por tecido conjuntivo. A inflamação granulomatosa é um padrão distinto de reação inflamatória crônica caracterizada pelo acúmulo focal de macrófagos ativados, que geralmente desenvolvem uma aparência epitelióde. Sua origem está relacionada com as reações imunológicas (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, 2017). UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Inflamação aguda e crônica, Rio Branco, 2017, Disponível em: http2. Ufac. Br/geralpat/inflamacao- aguda-e-cronica. Acesso em: 28 fev. 2022. A respeito da inflamação crônica, analise as assertivas a seguir:
I) A inflamação crônica sempre tem início após a inflamação aguda.
II) A inflamação crônica inespecífica é observada em resposta à patologias auto-imunes.
III) Os granulomas imunogênicos são arranjos celulares observados na resposta inflamatória crônica que apresentam como característica uma alta renovação celular e ausência de vascularização.
IV) O objetivo do granuloma de corpo estranho é digerir o agente agressor, e um exemplo é o que ocorre com materiais cirúrgicos esquecidos em cavidades abdominais.
V) A resposta inflamatória crônica inespecifica é caracterizada microscopicamente pelo predomínio de células epidelioides circundada por linfócitos e plasmocitos.
Estão corretas:
a) II e IV apenas
b) III e V apenas
c) II e III apenas
d) IV e V apenas
e) I e II apenas
Solução
Alternativa correta: c) II e III apenas. De acordo com o gabarito AVA.
II) A inflamação crônica inespecífica é observada em resposta a patologias auto-imunes. Essa afirmação é verdadeira, pois a inflamação crônica inespecífica é frequentemente observada em condições autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus, onde o sistema imunológico ataca os tecidos do próprio corpo. Esse tipo de inflamação não é específico a um agente patogênico, mas ocorre devido à reação do sistema imunológico contra estruturas do próprio organismo.
III) Os granulomas imunogênicos são arranjos celulares observados na resposta inflamatória crônica que apresentam como característica uma alta renovação celular e ausência de vascularização. Essa assertiva também é verdadeira, pois os granulomas imunogênicos, que são uma forma de inflamação crônica, apresentam uma formação celular organizada, onde os macrófagos ativados se aglomeram para isolar o agente causador. No entanto, a alta renovação celular não é uma característica predominante, e a ausência de vascularização pode ocorrer, especialmente em granulomas formados em resposta a agentes persistentes como Mycobacterium tuberculosis.
As demais assertivas contêm incorreções sobre o processo inflamatório, como a interpretação sobre a relação entre inflamação crônica e aguda e as características da inflamação crônica inespecífica, que não se limitam a células epitelióides.
Assuntos: Imunologia, Patologia, Fisiologia
Vídeo Sugerido: YouTube