Disciplina: Saúde 0 Curtidas

Sobre a produção de vacinas, marque (V) para verdadeiro e (F) para

Atualizado em 20/05/2024

Sobre a produção de vacinas, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Contém antígenos inativados ou atenuados e podem ter sua origem de outros hospedeiros que não homem.
( ) Contém toxinas purificadas e inativadas polissacarídeos purificados.
( ) São denominadas de vacinas de DNA ou g que contêm a informação genética do patógeno, responsável pela codificação de proteínas qu representem antígenos relevantes para a proteção.

Assinale a alternativa correta:


Solução

Alternativa correta: V-F-V. De acordo com o gabarito AVA.

Análise das Afirmativas:

I. (V) Contém antígenos inativados ou atenuados e podem ter sua origem de outros hospedeiros que não homem.

Verdadeiro: As vacinas contêm antígenos, que são substâncias que induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos. Esses antígenos podem ser:
Inativados: São microrganismos mortos que não podem causar doenças, mas ainda podem estimular a produção de anticorpos.
Atenuados: São microrganismos vivos, mas enfraquecidos, que não causam doenças graves em pessoas saudáveis.
Origem dos antígenos: Os antígenos podem ser provenientes de diversos hospedeiros, incluindo animais, como vírus da gripe suína e bactéria da raiva.
II. (F) Contém toxinas purificadas e inativadas polissacarídeos purificados.

Falso: As vacinas não contêm toxinas, mas sim antígenos. Toxinas são substâncias venenosas produzidas por microrganismos que podem causar doenças. As vacinas contra toxinas contêm toxoides, que são toxinas inativadas que não causam doenças, mas ainda podem estimular a produção de anticorpos.
Polissacarídeos: Os polissacarídeos são moléculas de açúcar que podem fazer parte da superfície de alguns microrganismos. As vacinas polissacarídicas contêm polissacarídeos purificados que induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses microrganismos.
III. (V) São denominadas de vacinas de DNA ou genéticas e contêm a informação genética do patógeno, responsável pela codificação de proteínas que representem antígenos relevantes para a proteção.

Verdadeiro: As vacinas de DNA, também conhecidas como vacinas genéticas, são um tipo novo e promissor de vacina. Elas contêm DNA do patógeno, que é inserido nas células do corpo humano. Essas células produzem proteínas do patógeno, que atuam como antígenos e induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos.
Mecanismo de ação: As vacinas de DNA ainda estão em desenvolvimento, mas têm o potencial de ser mais eficazes e seguras do que as vacinas tradicionais. Elas também podem ser usadas para proteger contra doenças para as quais ainda não existem vacinas eficazes.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Assuntos: Resposta Imunológica Adquirida, Produção de Vacinas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar