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O cotidiano dos projetos sociais sobre esporte e lazer revela grupos

Atualizado em 29/02/2024

O cotidiano dos projetos sociais sobre esporte e lazer revela grupos de participantes que se identificam com as atividades que lá se desenvolvem e, assim, se tornam assíduos e trazem amigos e parentes para delas participarem. Por outro lado, há pessoas avessas a atividades em grupo, assim como há, também, os pequenos grupos que não gostam de conviver com grandes grupos. Normalmente, essas pessoas e esses grupos têm alguma característica que os deixa desconfortáveis. Por vezes, sentem-se discriminados, porque estão fora do padrão corporal, por causa da cor da pele, dos cabelos, por sua preferência sexual ou por outras razões que os excluem. Quando alguém os convence a participar de projetos sociais, chegam tarde, saem cedo e, não raro, abandonam as atividades após algumas semanas.

GOELLNER. S. V. et al. Gênero e Raça: inclusão no esporte e lazer. Porto Alegre: UFRGS, 2009 (adaptado).

Nesse contexto, o profissional da educação física contribui para combater as discriminações de gênero e raça/etnia quando

A) identifica, denuncia e desqualifica os estereótipos culturalmente construídos, que controlam e imobilizam papéis e funções específicas para homens e mulheres, para brancos, pardos, negros e índios.
B) amplia o acesso às atividades de esporte e lazer pelos grupos socialmente desfavorecidos e trabalha com cada grupo separadamente, para evitar conflitos.
C) dissemina conceitos, comportamentos e atitudes que evidenciam as diferenças culturais entre os sujeitos, julgando-as e comparando-as.
D) discute e impõe a redução das resistências contra a injustiça e a desigualdade de gênero, de orientação sexual e de raça/etnia, uma vez que essa é a forma de superação desse preconceito.
E) proporciona à comunidade que participa das atividades de esporte e lazer um atendimento que revela as diferenças entre as pessoas e determina-o espaço de cada um no grupo comunitário.


Solução

Alternativa correta: A) identifica, denuncia e desqualifica os estereótipos culturalmente construídos, que controlam e imobilizam papéis e funções específicas para homens e mulheres, para brancos, pardos, negros e índios. De acordo com o gabarito AVA.

Tenha bons estudos!! O profissional de Educação Física pode combater a discriminação seja de raça, gênero, orientação sexual quando nas aulas identifica e denuncia esses estereótipos.
O professor de Educação Física deve apresentar aos seus alunos que as diferenças fazem parte da sociedade e que todos deverão respeitá-las.
Dessa forma o professor ajuda a construir uma sociedade melhor e que cada vez mais as diferenças sejam respeitadas.

Resolução adaptada de: Brainly

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Assuntos: Projetos Sociais de Esporte e Lazer e as Desistências

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