Instituto AOCP - 2019 - Disciplina: Outras Disciplinas

INSTITUTO AOCP - Em uma exumação realizada em um cemitério, o

Em uma exumação realizada em um cemitério, o médico-legista se deparou com um caixão hermeticamente selado. Tão logo abriu a tampa superior, verificou que o corpo havia sofrido um fenômeno transformativo típico desse tipo de urna metálica. Trata-se de

  1. autólise.

  2. coreificação.

  3. mumificação.

  4. maceração.

  5. saponificação.


Resolução da questão

a) ERRADO: Autólise é um fenômeno transformativo destrutivo em que há destruição das células por ação de suas próprias enzimas.

b) CERTO: Coreificação ou corificação é um fenômeno conservador que a pele fica cor de couro (por isso o nome), o abdômen achatado e os órgãos amolecidos e conservados. Costuma ocorrer quando o cadáver é recolhido a urnas metálicas hermeticamente fechadas.

c) ERRADO: Mumificação é um fenômeno conservador em que, em razão do clima seco e quente, há uma rápida desidratação do cadáver, impedindo a ação microbiana responsável pela putrificação.

d) ERRADO: Maceração é um fenômeno abiótico destrutivo em que há destacamento da derme do cadáver mantido em meio líquido ou semi-líquido.

e) ERRADO: Saponificação é o fenômeno abiótico conservador que ocorre quando, após estágios avançados de putrefação, o cadáver fica mole e quebradiço, de cor amarelo-escura, como um sabão (por isso o nome).

Resolução adaptada de: QConcursos

QRCode Wesley Rodrigues Conta Nubank
Doe para o Estuda por aqui

Apoie o criador do site (Wesley Rodrigues), com qualquer valor, para que mais conteúdo educacional gratuito e de qualidade continue sendo oferecido. Obrigado!

Quero apoiar


Encontre Mais Questões